CULTURADOAM

Pesquisar

Autoridades de Saúde fazem visita técnica para conferir protocolos de evento na Arena da Amazônia

Foto: Maíra Pessoa/ FVS-RCP

Autoridades da Saúde realizaram, nesta quinta-feira (09/12), uma visita técnica na Arena da Amazônia, em Manaus, para conferir se os protocolos sanitários, apresentados para o Comitê de Enfrentamento da Covid-19, estavam sendo seguidos para o evento Whindersson Nunes, programado para este sábado (11/12).

Participaram da visita técnicos da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus) e representantes dos órgãos de Controle.

Durante a visita técnica, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, aplicou o protocolo de checagem utilizado pela Vigilância Sanitária em eventos de shows musicais com presença de público. “Foram apresentados e respondidos todos os itens necessários para a realização do evento, amenizando o risco”, informa a gestora.

A diretora do departamento da Vigilância Epidemiológica/Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), Marinélia Ferreira, explica que este é o momento de checar as questões operacionais. “Todos os órgãos de saúde e também os controladores têm o mesmo objetivo: garantir o cumprimento das medidas de prevenção de combate à Covid-19 e as demais doenças de transmissão respiratórias”, salienta.

De acordo com a gerente de marketing da produtora MB Eventos, Loren Lunière, a visita é importante para que seja conferido, na prática, o projeto apresentado e autorizado pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19. “Passamos por crivo rigoroso dos órgãos estaduais e municipais. O nosso compromisso é que as medidas sejam respeitadas e acompanhadas de perto pelos órgãos competentes durante o evento”, informou.

Acesso ao evento – Será necessário a apresentação do cartão de vacina com a situação vacinal completa, distanciamento social, disponibilidade de álcool gel e o uso da máscara no ambiente. 

Prevenção – O uso da máscara de proteção facial, manter a distância entre as pessoas, lavagens das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel e a adesão à imunização realizada na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, são as recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que continua presente no Estado.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Você pode gostar