CULTURADOAM

Pesquisar

Bumbódromo de Parintins recebe visita técnica do Governo do Estado

Foto: Paulo Sicsu

Comitiva técnica do Governo do Amazonas esteve, nesta segunda-feira (11/2), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), para dar início aos preparativos para a realização do Festival Folclórico do município, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho.  O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, disse que as necessidades estão sendo identificadas com antecedência, para que os órgãos envolvidos possam desenvolver com tranquilidade as ações que estarão sob suas responsabilidades. 

Além de Marcos Apolo, acompanharam a visita técnica o secretário estadual de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, e representantes do Corpo de Bombeiros, Casa Militar e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Apolo afirmou que o objetivo da visita foi verificar as condições e estrutura do local, para que possam definir as prioridades a serem atacadas. “Verificamos alguns pontos que precisam ser ajustados. Agora vamos fazer uma avaliação mais técnica, para elencar as intervenções a serem feitas. O objetivo é que tudo seja realizado de forma ordenada e correta”, ressaltou. 

O secretário estadual de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, adiantou alguns problemas que necessitarão de um tratamento mais imediato. Segundo ele, as infiltrações são bem visíveis em todo o prédio, mas, principalmente, nas arquibancadas, permeando toda a estrutura e corroendo a parte metálica. Os banheiros superiores também estão em estado crítico, de acordo com o secretário, precisando ser restaurados. A parte hidráulica e elétrica também precisará ser recuperada.  “Trabalhar com antecedência é importante, para que possamos discutir a melhor solução, definir as prioridades e, naturalmente, fazer a reforma dentro do tempo necessário, seguindo o processo licitatório e todos os trâmites exigidos”, frisou.

Os representantes do Governo visitaram todas as áreas do Bumbódromo: arena, arquibancadas, camarotes, posto médico, casa de máquinas, banheiros, cabine dos jurados, elevadores, cabines de acessibilidade (tradução em Libras e audiodescrição), cobertura e as dependências do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, unidade instalada no local. A comitiva também se reuniu com o prefeito de Parintins, Bi Garcia, e também visitou os galpões dos bumbás Caprichoso e Garantido.

Apresentação – Após a visita, o secretário Marcos Apolo Muniz acompanhou a abertura das atividades do Liceu – unidade de Parintins. Os alunos dos cursos de Coral em Libras e Percussão para Surdos fizeram uma apresentação especial para o grupo. “Estou feliz em poder assistir a essa apresentação e prestigiar o primeiro dia de aula do Liceu, que é peça importante dentro das ações do Governo. A unidade de Parintins é uma referência, pelos resultados que vem alcançando e que nos emociona, dando oportunidade a crianças e jovens que vêm pra cá em busca de um sonho e de conhecimento cultural”, reforçou.

Você pode gostar