CULTURADOAM

Pesquisar

Carnaboi 2020 será marcado por emoção e alegria em formato inovador, com 10 horas de programação

O Carnaboi, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, está de volta ao calendário oficial de eventos e promete fazer história, no próximo dia 24 de fevereiro, Segunda-Feira Gorda de Carnaval. Em sua 20ª edição, a festa trará 10 horas de programação com 35 artistas se revezando em um palco diferenciado, em formato 360º, permitindo uma interação maior dos artistas com o público. Em 2020, o evento volta a ser realizado no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo), com início às 18h e entrada gratuita.

“Esse Carnaboi vai ser especial, diferente, um Carnaval que é a nossa cara, nosso ritmo. Vai ser o maior número de artistas já reunidos em uma edição de Carnaboi, em um palco em 360°, na ferradura do Sambódromo, com uma expectativa de público expressiva para que a gente possa, realmente, mostrar para o mundo um pouco da nossa cultura. A partir do Carnaboi, a gente lança toda a programação prevista para o Festival Folclórico de Parintins, que acontece em junho de 2020”, destacou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Marcos Apolo Muniz

Ele ressalta que toda a estrutura do Governo do Estado está envolvida na organização do evento. “É uma operação muito grande, uma vez que a gente tem a expectativa de público muito grande durante o Carnaval até a programação do Carnaboi. Todo o aparato do Estado está envolvido. A saúde e a segurança, principalmente, para que a gente possa fazer com que tudo transcorra com tranquilidade, os nossos colegas do trânsito também, do Detran. Temos a transmissão pela TV Encontro das Águas. A Sejusc (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania) também fazendo um trabalho voltado à acessibilidade”, frisou o secretário.

Aplicativo – Outra novidade desta edição é o aplicativo “Bumbômetro”, desenvolvido por discentes do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), para medir a animação dos brincantes e acirrar a rivalidade entre as torcidas de Caprichoso e Garantido.

“As pessoas vão poder baixar, desde agora, o aplicativo do Bumbômetro, e as pessoas que lá estiverem vão participar desse momento de interação, que é através do movimento do seu equipamento eletrônico. O aplicativo vai poder captar quem está mais animado. Em determinado momento, nós vamos ver qual é a torcida que está mais agitada, se vai ser a do Garantido, ou do Caprichoso”, disse Marcos Apolo Muniz.

Atrações – A festa começará com os bois-bumbás de Manaus: Brilhante, Garanhão e Corre Campo. Na sequência, os artistas dividirão o palco, revezando repertório de Caprichoso e Garantido. Serão sempre duas atrações, com mais uma participação especial. PA Chaves e Fábio Casagrande, que convidam Itamar Benarroz; Vanessa Alfaia e Mara Lima, que recebem Jardel Bentes; Márcia Siqueira e Márcia Novo, que têm Black Marialva como convidado; Canto da Mata e Fabiano Neves, com participação de Cézar Pinheiro; Leonardo Castelo e Robson Júnior, com A Toada; e Edilson Santana e Helen Veras convidam o grupo Kaboclos.

“É um show muito para cima e com uma grande produção que a gente está levando para o Sambódromo, para o dia 24. Eu tenho certeza de que a galera vai adorar esse repertório. Acredito que o público vai ficar muito mais próximo do artista. Quem estiver de qualquer ângulo do Sambódromo vai ver toda a apresentação, a performance. Isso foi uma sacada muito sensacional. É um Carnaboi diferente esse ano”, disse Mailzon Mendes, vocalista da banda Canto da Mata, destacando o palco em formato inédito no Carnaboi.

“A importância do Carnaboi sendo inserido no carnaval é que mostra a identidade cultural de um povo. Nós, amazonenses, temos um ritmo que é todo nosso, e nada melhor do que festejar o Carnaval com o Carnaboi, dançando o ‘dois pra lá e dois pra cá’”, observou o cantor Fábio Casagrande.

No meio da festa, haverá a apresentação de Sebastião Júnior, Gaspar Medeiros, Israel Paulain e Batucada, itens oficiais do Garantido; e de David Assayag, Prince do Boi, Edmundo Oran e Marujada, do Caprichoso. As últimas atrações da noite serão Carlinhos do Boi e Carlos Batata, com participação da Kamayurá; Júnior Paulain e Carrapicho, que receberão Paulinho Viana no palco.

“Vai ser um show inclusivo, com participação de PcDs (Pessoas com Deficiência), tradução simultânea em libras. Nosso pajé é da Pestalozzi, teremos a participação das meninas da Apadam (Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas) dançando junto com o bailado oficial. Vai ser uma festa em que todos vão poder curtir e brincar juntos, com muito alto astral com esse ritmo da nossa terra que é o Boi-Bumbá”, frisou Carlos Batata.

Homenagem – Um dos pontos altos da noite será a homenagem a Arlindo Jr., ícone do boi-bumbá, falecido em dezembro de 2019. “O Arlindo foi a minha maior inspiração, ele é o nosso lema, é um amigo que sempre vai ficar na memória. Ele conseguiu desbravar esse ritmo para todo o Brasil e fez com que nós tivéssemos esse som mais pop, uma toada diferenciada. Ele sempre foi muito aguerrido, sempre foi um homem à frente do seu tempo nessa condição do nosso ritmo amazônico”, considerou o cantor Fabiano Neves.

“O Arlindo era chamado de Pop da Selva porque ele rompeu barreiras. Realmente o Arlindo era um ícone, foi quem começou todo esse movimento aqui em Manaus, que trouxe o ritmo do ‘dois pra lá e dois pra cá’ para a cidade de Manaus. Eu acredito que a gente tem que lembrar do Arlindo com aquela alegria de sempre, cantando, sorrindo, colocando a galera para dançar, então vai ser uma homenagem bonita”, completou Fábio Casagrande.

Você pode gostar