CULTURADOAM

Pesquisar

Carnaval na Floresta: Abertura do Esquenta do Carnaboi marca encerramento do Carnaval do Povão, no Novo Aleixo

Programação do Esquenta do Carnaboi segue a partir desta segunda-feira (13/02) até o dia 22 de fevereiro no Parque Largo do Mestre Chico

Fotos: Arthur Castro/Secom

O ritmo do boi-bumbá deu o tom à noite de encerramento do Carnaval do Povão, realizado no Parque Mindu Norte, no bairro Novo Aleixo, com a abertura oficial do Esquenta do Carnaboi, neste domingo (12/02), das 19h à 0h. O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Foram 32 atrações revezando no palco, incluindo a Marujada de Guerra do Caprichoso e a Batucada do Garantido, com seus respectivos levantadores oficiais Patrick Araújo e Sebastião Júnior.

Todos os artistas que se apresentarão no Esquenta do Carnaboi passaram pelo palco do Parque Mindu Norte, com cada um cantando por dez minutos. A exceção ficou por conta do “Momento Garantido” e “Momento Caprichoso”, a partir das 22h, com 40 minutos de apresentação cada um.

No “Momento Garantido”, acompanharam a Batucada os artistas Sebastião Júnior, David Assayag, Israel Paulain e Leonardo Castelo. No “Momento Caprichoso”, acompanharam a Marujada de Guerra os artistas Patrick Araújo, Prince do Boi, Edmundo Oran e Paulinho Viana.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a ideia de dar o pontapé inicial do Esquenta do Carnaboi no Novo Aleixo, zona norte, atende à determinação do governador Wilson Lima de cada vez mais descentralizar a cultura e levá-la para mais perto do povo.

“O início da atividade do Carnaboi no Novo Aleixo com esse ‘esquenta’ traz, justamente, o evento para mais próximo do povo, mais próximo da comunidade”, afirmou Marcos Apolo Muniz.

Segundo o secretário, o início do esquenta na zona norte é também uma forma de fazer um convite para que os moradores da área prestigiem o Carnaboi no Sambódromo, nos dias 25 e 26 defevereiro. “É um evento preparado com muito carinho e que dá a largada para mais um grande festival que acontecerá em junho, lá em Parintins”, disse.

A cantora Márcia Novo, quinta a se apresentar na noite de abertura do Esquenta do Carnaboi, aprovou a iniciativa de levar o evento à zona norte da cidade.

“Acho importantíssimo descentralizar e fazer com que nossa cultura chegue a outras zonas da cidade. Eu, por exemplo, ainda não havia feito show aqui no Novo Aleixo e estou muito feliz de estar chegando perto do público daqui com o nosso som e a nossa cultura”, disse a cantora.

Fátima Damasceno levou as duas filhas pré-adolescentes ao evento e também aprovou. “Esse tipo de festa é difícil de ter aqui por perto, onde a gente possa levar a família e se divertir com tranquilidade”, disse.

Para a proprietária do Tropical Lanches, Suelen Souza Marques, que vendeu alimentos durante os quatro dias de programação do Carnaval do Povão, a iniciativa do Governo do Amazonas significou mais que diversão.
“Foi muito bom. Nos deu oportunidade para trabalhar neste tempo difícil. O movimento foi ótimo. Está dando para faturar bem”, comemorou.

A programação do Esquenta do Carnaboi segue a partir desta segunda-feira (13/02) até o dia 22 de fevereiro no Parque Largo do Mestre Chico, sempre das 19h à meia-noite.

Você pode gostar