CULTURADOAM

Pesquisar

Casarão de Ideias lança quebra-cabeça em homenagem ao Teatro Amazonas com direito a tour virtual

*Com informações da assessoria

O Casarão de Ideias lançou, no dia 26 de janeiro, um quebra-cabeça virtual em homenagem a um dos monumentos mais emblemáticos do Estado, o Teatro Amazonas, que em 2021 completou 125 anos. Além disso, o espaço cultural, localizado na rua Barroso, no centro histórico de Manaus, recebe a ocupação “Teatro Amazonas – Um Jogo em Memórias”, com entrada gratuita.

De acordo com João Fernandes, diretor do Casarão de Ideias, o objetivo do jogo é preservar a memória da construção arquitetônica mais famosa do Amazonas, e proporcionar para todos aqueles que acessam, uma experiência única. “Esse projeto só foi possível graças a doações, por meio de vaquinha virtual, e também a uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aprovada em abril do ano passado”, comenta.

Ainda de acordo com Fernandes, a cada peça encaixada no quebra-cabeça, o usuário da plataforma terá acesso a uma informação diferenciada sobre a construção do teatro. “Ao final da montagem, todos terão a oportunidade de fazer um tour virtual que, certamente, irá proporcionar uma experiência diferenciada, tendo em vista que a visita poderá ser feita sem sair de casa e na palma da mão”, afirma.

O jogo foi criado por gamers amazonenses e conta com 36 peças. “O Teatro Amazonas é símbolo maior do nosso Estado e da nossa cultura. Por isso, nada mais justo do que no seu 125º aniversário colocarmos em prática um projeto tão importante que preservará sua memória”.

Ocupação – O espaço cultural Casarão de Ideias também recebe uma ocupação com o mesmo nome do jogo. A mostra, que tem entrada gratuita, fica em cartaz até o dia 27 de março, data em que é comemorado o Dia do Teatro. A curadoria é do próprio João Fernandes e remete o público ao monumento.

“Aqui montamos um espaço para as pessoas se sentirem próximas ao teatro, com elementos que vão de colunas, espelhos, o famoso teto do teatro até a conhecida cúpula pelas mãos do artista plástico Jair Jacmont. É um espaço cheio de releituras do nosso maior cartão postal”, finaliza.

A visitação acontece de quarta-feira a domingo, sempre das 15h às 20h30, em grupos de dez pessoas por horário. O uso da máscara e a apresentação do cartão de vacinação contra Covid-19 são obrigatórios. 

Você pode gostar