CULTURADOAM

Pesquisar

CDA de Portas Abertas volta a receber comunidade artística

O CDA de Portas Abertas, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia e Criativa, com o Corpo de Dança do Amazonas (CDA), volta neste mês de agosto para receber a comunidade artística na 7ª edição do projeto, com aulas de Dança Contemporânea e Clássica, ministradas pelo diretor da companhia, Mário Nascimento, e o bailarino profissional Paulo Chamone. 

O projeto tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a companhia e estudantes de dança, bailarinos, além de artistas em geral da sociedade. As inscrições foram realizadas por meio das redes sociais do CDA (@amigosdocda) e os alunos foram divididos em dois grupos de 20, para seguir os protocolos de segurança contra a Covid-19. Também foi exigido o comprovante de vacinação contra o novo coronavírus. 

A primeira aula, Dança Contemporânea, com Mário Nascimento, iniciou nesta segunda-feira (09/08) e vai até a próxima sexta-feira (13/08), das 16h às 18h, no Teatro da Instalação. A próxima aula, Dança Clássica, será realizada de 16 a 20 de agosto, no mesmo horário e local, com o assistente de coreografia do CDA, Paulo Chamone. 

“É uma chance de mostrar o meu trabalho, dou aula há quase 30 anos, e também de mostrar o trabalho do CDA para a sociedade”, explica Mário Nascimento. “Além de passar técnicas de base, também apresento instrumentos para que o bailarino possa trabalhar com improvisação e autoconhecimento. É uma aula para abrir horizontes e temos alunos de diversas linguagens artísticas, pois a dança é inerente a todos”, detalha o diretor do CDA.

O bailarino, professor e coreógrafo de danças urbanas, Ebnezer Siqueira, soube do projeto por meio das redes sociais e ficou interessado em aprender novas linhas de movimento. “Eu ainda não conhecia direito o trabalho do Corpo de Dança do Amazonas e do Mário e fiquei muito interessado quando vi. Quero desenvolver minhas habilidades e levar isso para o meu corpo e para a minha profissão”, relatou. 

A bailarina Ísis Soares, que está em Manaus há cinco meses após vir do Rio de Janeiro, tem formação em balé clássico e se inscreveu para ampliar a sua base de dança contemporânea. “Não conhecia o CDA, mas alguns amigos bailarinos me falaram sobre a companhia e que eu precisava conhecer. Após seguir as redes sociais, comecei a acompanhar os vídeos e tive a chance de me inscrever nesse projeto”, explicou. “É algo novo para mim, apesar de ter uma base contemporânea de algumas companhias que já trabalhei. Entrei com fome de aprender algo novo”, disse. 

A previsão para as novas inscrições e aulas devem acontecer entre outubro e dezembro.

Para participar – A idade mínima para participar do CDA de Portas Abertas é de 18 anos. É necessário que o interessado tenha noções de dança, pois o projeto sugere que seja vivenciada a rotina de uma companhia de dança. 

A inscrição é realizada por meio de link no Google Forms que será disponibilizado nas redes sociais. Os interessados devem enviar nome completo, telefone, e-mail, breve histórico em dança e comprovante de vacinação contra a Covid-19. 

Você pode gostar