Cineclube de Arte lança os filmes ‘A importância da vida’ e ‘Dia dos finados’, neste sábado

Os curtas são realizados pelos produtores audiovisuais Wander Luís e Márcio Nascimento, com entrada gratuita

O Cineclube de Arte apresenta uma nova sessão especial, neste sábado (31/08), o com a estreia dos filmes “A Importância da Vida”, dirigido e roteirizado por Wander Luiz, e “Dia dos Finados”, com direção e roteiro de Márcio Nascimento. Com classificação de 14 anos, e entrada gratuita.

O evento acontece das 18h às 20h30 no Cineteatro Guarany, localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 1546, Vila Ninita, em anexo ao Palácio Rio Negro.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e seu Departamento de Difusão Cultural, promove a valorização e a divulgação da produção cinematográfica local, todos os sábados, como parte da programação de cinema de arte do Cineteatro Guarany.

De acordo com Sérgio Coutinho, diretor, cineasta e um dos coordenadores do Cineclube de Arte, o objetivo deste trabalho, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, sob a liderança do secretário Marcos Apolo, é promover a valorização da expressão criativa e original da produção cinematográfica amazonense, destacando o trabalho dos cineastas.

“’A Importância da Vida’ e ‘Dia dos Finados’ são duas obras de ficção reflexiva e fantástica criadas por Wander Luis e Márcio Nascimento, cineastas que já têm uma trajetória. Nossa intenção é justamente divulgar e apoiar a expressão cinematográfica amazonense”, destaca Coutinho.

A Importância da Vida (2024) – Direção: Wander Luis – Gênero: drama, com duração de 12m47 minutos

“A Importância da Vida” aborda o drama vivido por Luísa, uma jovem de 16 anos. Com tantas crises acontecendo em sua volta, ela começa a pensar em tirar a própria vida.

O filme traz uma reflexão sobre as angustias que cada vez mais atingem os jovens hoje em dia na sociedade, chamando atenção para os devidos cuidados e auxilio na prevenção contra o suicídio.

Wander Luis é realizador audiovisual há 13 anos na Cidade de Manaus. Realizando desde produções independentes e trabalhando na área de fotografia e oficinas de cinema. Segundo ele, o filme “A Importância da Vida” é de uma produção independente, realizada com o apoio de um grupo de artistas.

“É um filme que fala sobre as angústias vividas por uma jovem adolescente. Não encontrando apoio na família ela pensa em tirar a própria vida. A temática da obra é sobre a questão do suicídio, que vem causando grandes número de vítimas e também abalado familiares. É necessária uma reflexão sobre o assunto diante da sociedade”, reforça o cineasta.

Dia de Finados (2021) – Direção: Márcio Nascimento – Gênero: ficção, com duração de 15 minutos

A floresta amazônica há muito tempo fornece aos ribeirinhos um meio de sustento. “Duca”, um caboclo acostumado a aproveitar as oportunidades da vida, em uma conversa com seu compadre Firmino descobre um meio de, quem sabe, ir para uma nova vida e largar o interior, mesmo que às custas de seu compadre. Mas a floresta não dá só sustento, ela esconde mistérios nunca antes vistos pelo homem e “Duca” está prestes a descobrir um deles.

“Este curta é baseado em fatos e contos da nossa região, muitos dos quais ouvi diretamente da minha própria família, que é do interior da Amazônia. As pessoas do interior sempre têm essas lendas para contar”, explica o diretor Márcio Nascimento. “Busco resgatar algo que está se perdendo hoje em dia: a tradição dos jovens e crianças se reunirem com seus avós para ouvir histórias sobre o interior do nosso estado e sobre as criaturas místicas que habitam em nossa região”, enfatiza.

Marcio Nascimento é manauara, produtor Audiovisual, atuante desde 2009, se divide desde roteiros, direção, edição, direção de arte, figurino, maquiagem de efeitos especiais, editor de vídeos, dirigiu vários curtas metragens, se destacando “Brechó” (2015), “Jiu Pá” (2019), “Dia de Finados” (2021), além de curador da Mostra Manaus Filme Fantástico.

“Espero que o público compareça para prestigiar e também para conhecer um pouco das nossas lendas, que são extremamente importantes. Nosso objetivo é promover o resgate da cultura e dos contos da nossa região”, convida o diretor.

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: (92) 3131-2450, Amanda Brasil (98553-9027) Omar Gusmão (99127-8080) e Alessandra Mourão (98214-1582). E-mail: imprensa@cultura,am,gov.br