CULTURADOAM

Pesquisar

Comunidade de Tumbira recebe espetáculo da Orquestra de Violões do Amazonas, nesta quinta-feira (16)


Boa música vai se misturar ao som da natureza amazônica, nesta quinta-feira (16/05), às 9h30, quando a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) apresentará um concerto especial para a comunidade do Tumbira, situada em plena Região de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, a cerca de uma hora de lancha de Manaus.

Foto: Michael Dantas/ SEC

Paralelamente à programação do 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO), o espetáculo, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), terá repertório composto por Música Popular Brasileira, sucessos internacionais e também canções regionais, como “Canoeiro” e “Flor de Tucumã”. A apresentação será no Centro Social de Tumbira, com entrada gratuita e classificação livre.

O FAO é uma realização do Governo do Amazonas, através da SEC, com patrocínio master do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura. O evento, que começou no dia 26 de abril, segue com apresentações de ópera, recitais e concertos até 30 de maio.


O maestro regente da Ovam, Davi Nunes, destaca que o concerto tem a proposta de mostrar o violão de forma bem popular e próxima da comunidade, com obras conhecidas que permitam a identificação do público com o repertório. 

“É uma apresentação pensada com todo o carinho, especialmente para essa ocasião. Nossa expectativa é a melhor possível, estamos extremamente felizes e envaidecidos pela oportunidade de tocar em um local como Tumbira. Talvez muitos lá nunca tenham ouvido uma orquestra, muito menos uma formada apenas por violões, e isso nos deixa ainda mais animados para o evento”, afirmou.

Descentralização – O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca o caráter descentralizador do Festival, que, neste ano, além das récitas no Teatro Amazonas, inclui na programação apresentações em hospitais, shoppings e municípios do interior do Estado.

“A ideia é levar cultura a todos os amazonenses. Sabemos que nem sempre é possível que o público vá até os nossos espaços, então, montamos uma agenda para fazer com que nossos espetáculos cheguem até as comunidades”, afirmou.

Além do concerto em Tumbira, este ano o FAO chegará a Santa Isabel do Rio Negro e Benjamin Constant, nos dias 17 e 18 de maio, com o projeto Ópera Mirim, da companhia Pequeno Teatro do Mundo.

Sobre o 22º FAO – Em 2019, o FAO celebra o centenário de nascimento de Claudio Santoro com a apresentação da ópera “Alma”, do compositor e maestro amazonense. Também estão na programação “Ernani”, de Giuseppe Verdi; “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti; “Tosca”, de Giacomo Puccini; e “Mater Dolorosa”, baseada na cantata “Stabat Mater Dolorosa”, de Giovanni Pergolesi.

Os ingressos para o FAO 2019 estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas), com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60.

A programação do festival abrange ainda o Recital Bradesco, com canções compostas por Claudio Santoro; o projeto “Ópera Mirim”; o encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, voltado para apresentar dados e casos de sucesso sobre a Indústria da Ópera na América Latina; o concerto do Dia das Mães; e Mulheres da Ópera.



Sobre o Bradesco Cultura –  Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, além do Teatro Bradesco em São Paulo. Fazem parte do calendário 2019 atrações como o musical O Fantasma da Ópera e o Natal do Bradesco, em Curitiba.

SERVIÇO: Orquestra de Violões do Amazonas em Tumbira
DATA: Quinta-feira, 16/05, às 9h30
LOCAL: Centro Social da Comunidade
CLASSIFICAÇÃO: Livre 
ENTRADA: Gratuito


Repertório:
1. Corrente (Rudá Brauns)
2. Correnteza (Tom Jobim)
3. Estação Barueri (Sebastião Tapajós)
4. Faltando um pedaço (Djavan)
5. Oceano (Djavan)
6. Trem Bala (Ana Vilela)
7. Trevo (Ana Vitória)
8. Medley Coldplay (Coldplay)
9. A Thousand Years (Cristina Perri)
10. Medley (Teixeira de Manaus)
11. Bohemian Rhapsody (Queen)
12. Yolanda (Chico Buarque)
13. Canoeiro (Ronaldo Barbosa)
14. Flor de Tucumã (Emerson Maia)

Você pode gostar