CULTURADOAM

Pesquisar

Concerto da Orquestra de Câmara do Amazonas protagoniza ‘A morte’, no Teatro Amazonas

A apresentação será nesta quinta-feira (04/05) e faz parte da programação do 25º Festival Amazonas de Ópera. Entrada gratuita

“A Morte”, tema do concerto que será executado pela Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) nesta quinta-feira (04/05), às 20h, no Teatro Amazonas, traz inúmeras leituras sobre o tema que sempre esteve presente em criações artísticas. Conforme o diretor musical, Marcelo de Jesus, “um tema amargo, mas inevitável”. O recital, de formato inédito, tem a participação de dois solistas brasileiros, a soprano Daniella Carvalho e o barítono Homero Velho.

Segundo Marcelo de Jesus, a diversidade do repertório está no DNA da OCA, diferencial que levou à escolha do tema que traz diferentes olhares e reflexões distintas. “A morte surge de várias formas, ideias, resultados. Uma delas é o amor, que permeia a maioria das canções deste concerto”, disse o diretor, que também assume a regência da noite.

O 25º Festival Amazonas de Ópera é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com patrocínio master do Bradesco, apoio cultural do Grupo Atem e da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), além da aprovação na Lei de Incentivo à Cultura.

O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, considera relevante a realização de concertos gratuitos que despertam a atenção do público para a programação do FAO. “Trazer obras que remetem à reflexão, instigam e provocam o pensamento crítico engrandece o Festival Amazonas de Ópera, além de contribuir na construção de uma plateia formadora de opinião e que transforma”, revela Apolo.

Programa

O concerto é apresentado em duas partes: A primeira com as obras “Canções e danças de morte”, de Modest Mussorgsky e “Romances OP. 73”, de Tchaikovsky. Originalmente escritas para canto e piano, as obras foram transcritas exclusivamente para o festival por Marcelo de Jesus.

“O ciclo de Canções e Danças da Morte é considerado uma obra-prima no gênero. Cada música lida com a morte de maneira poética, embora as representações sejam realistas, pois refletem experiências não incomuns na Rússia do século XIX: morte infantil, morte na juventude, desventura bêbada e guerra”, revela o regente.

Sobre a obra de Tchaikovsky, Marcelo faz suas considerações e adianta que o romance “Novamente, como antes, sozinho” é uma das canções mais tristes e profundas de toda a literatura musical.

Na segunda parte, a OCA executa a 14ª Sinfonia de Shostakovich, uma obra singular que pode ser lida como um ciclo de canções sobre a morte. A obra contém onze movimentos, cada um referente a um poeta: Lorca, Apollinaire, Küchelbecker e Rilke. A escolha não foi aleatória, todos os poetas morreram de forma não-natural, causada por assassinato, opressão e guerra.

Durante a execução da sinfonia, haverá projeção de arte digital criada pelo artista plástico amazonense, ManausMacaco, que encontrou inspiração nos textos, misturando a estética de elementos dos séculos 19 a 21. “Morte e amor são transformadores. Quando ouvi a sinfonia pela primeira vez, meu primeiro sentimento foi do amor, mesmo se tratando da morte não natural; o amor do artista pela arte, sem ele, esta sinfonia não existiria.”, pontua ManausMacaco.

Bradesco e a Cultura

Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às ações culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.

Fotos: Michael Dantas (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Você pode gostar