CULTURADOAM

Pesquisar

Corpos Artísticos do Estado farão apresentações no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio

Balé Folclórico do Amazonas. Foto: Divulgação/SEC

A partir desta sexta-feira (30/08), os Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) realizarão intervenções artísticas no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio (avenida Cosme Ferreira, 3.937, Coroado, zona leste). A ação, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), será voltada para pacientes, servidores, visitantes e acompanhantes com intuito de levar cultura e entretenimento para o ambiente do hospital.

Para o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, é muito importante garantir o acesso do cidadão às manifestações culturais  em todo lugar que ele esteja. “Uma das nossas diretrizes é garantir o acesso do cidadão à cultura. E vários estudos mostram que permitir o acesso a expressões artísticas, como a música, o teatro e a dança, pode ajudar pacientes e familiares nos momentos difíceis de enfrentamento de doenças. E é isso que queremos, levar momentos de distração e alegria a essas pessoas ”, comenta.

Na estreia do projeto, nesta sexta-feira (30/08), às 10h, o Balé Folclórico do Amazonas fará duas apresentações: a coreografia “Chegança”, no hall do hospital; e o espetáculo “Cenas Amazônicas”, no auditório. Este último será completo, com coreografias de vários repertórios da companhia e 15 bailarinos no palco. 

De acordo com o diretor do João Lúcio, Silvio Romano Jr, a intenção é atingir não só os pacientes, mas também os acompanhantes e os próprios servidores. “Na sexta-feira, o Balé Folclórico começa fazendo uma pequena apresentação no hall de entrada do João Lúcio para o público em geral, de quatro a cinco minutos. E até convidando as pessoas para subirem e assistirem ao espetáculo de 30 minutos que vai ser apresentado no auditório, já dentro das comemorações dos aniversariantes do mês e da entrega do diploma da equipe Mãos que Cuidam do mês de agosto”, diz o diretor sobre a programação.

Orquestra de Câmara do Amazonas. Foto: Michael Dantas/SEC

No sábado (31/08), às 10h, o Quarteto da Orquestra de Câmara do Amazonas fará um concerto de 20 minutos no hall do hospital, com as obras “Eine Kleine” (I Movimento), de Wolfgang Amadeus Mozart; e “Cinco Miniaturas Brasileiras” (Choro e Baião), de Edmundo Villani-Cortês.

A programação seguirá até dezembro e também contará com apresentações do Coral do Amazonas e do Quarteto da Orquestra de Violões do Amazonas. O encerramento será com um concerto da Orquestra de Câmara do Amazonas (formação completa). 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

AGOSTO

Dia 30 – 10h –  Balé Folclórico do Amazonas

Dia 31 – 10h – Quarteto da Orquestra de Câmara do Amazonas

SETEMBRO

Dia 09 – 10h – Balé Folclórico do Amazonas

Dia 29 – 10h – Quarteto da Orquestra de Câmara do Amazonas

OUTUBRO

Dia 16 – 10h – Coral do Amazonas

Dia 23 – 16h – Quarteto da Orquestra de Violões do Amazonas

Dia 27 – 10h – Quarteto da Orquestra de Câmara do Amazonas

NOVEMBRO

Dia 08 – 10h – Balé Folclórico do Amazonas

Dia 19 – 16h – Quarteto da Orquestra de Violões do Amazonas

Dia 24 – 10h – Quarteto da Orquestra de Câmara do Amazonas

DEZEMBRO

Dia 08 – 10h – Orquestra de Câmara do Amazonas (Orquestra completa)

Você pode gostar