CULTURADOAM

Pesquisar

Corpos Artísticos do Estado voltam a realizar ensaios nesta segunda-feira (20/07)

Após quatro meses de suspensão como recomendação para prevenir o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), os ensaios dos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa voltaram a ser realizados nesta segunda-feira (20/07). Neste primeiro momento, Amazonas Filarmônica, Orquestra de Câmara do Amazonas, Orquestra de Violões do Amazonas e Corpo de Dança do Amazonas voltam aos trabalhos, adotando as medidas necessárias de higienização e proteção.

A Amazonas Filarmônica ensaia no Teatro Amazonas, de segunda a sábado, das 9h às 10h e das 11 às 12h, com grupos separados, distanciamento entre os músicos, equipamentos de proteção e medidas de higienização do espaço e dos instrumentos.

“Teremos, por exemplo, o primeiro ensaio com o grupo de sopros e depois, um ensaio com o grupo de cordas. Entre estes ensaios, um intervalo de 1h para higienização do espaço e também para que os músicos do primeiro grupo não se encontrem com o grupo seguinte”, explicou o diretor artístico da orquestra, Luiz Fernando Malheiro. “Desta forma, conseguimos manter um ambiente seguro para os nossos integrantes ensaiarem para quando for possível, de fato, retornar com os concertos”, destacou.

A Orquestra de Violões do Amazonas também volta a ensaiar no Teatro Amazonas, duas vezes por semana, das 18h às 20h. Como medida de prevenção, a orquestra foi dividida em duas, segundo o regente titular Davi Nunes. “Tomamos todas medidas necessárias para esta volta, como o uso de máscara e o distanciamento também. Cada dia da semana será um grupo diferente, que foi dividido com base em violão, percussão e voz”, ressaltou Nunes.

Com ensaios às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 21h e das 18h às 21h, a Orquestra de Câmara do Amazonas volta aos trabalhos no Centro Cultural Palácio da Justiça e Teatro Amazonas. “Além das medidas necessárias, faremos ensaios separados. Nas segundas e terças-feiras, ensaiamos apenas com os solistas. Na quarta-feira, o grupo ensaia junto, com intervalos para higienização”, afirmou o maestro Marcelo de Jesus, diretor artístico e regente titular da OCA.

Já o Corpo de Dança do Amazonas ensaia no Teatro da Instalação, de segunda a sexta, pela manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 13h às 16h. Os ensaios também são com grupos reduzidos, com 11 bailarinos pela manhã, divididos em dois salões, e 10 bailarinos pela tarde também divididos em dois salões. 

Os demais grupos, como o Balé Folclórico do Amazonas, Amazonas Band e Coral do Amazonas, estão com previsão de retorno de ensaios em agosto.

Você pode gostar