CULTURADOAM

Pesquisar

Dia do Bibliotecário terá programação especial na Biblioteca Pública do Amazonas

O Dia do Bibliotecário, comemorado no dia 12 de março, será celebrado com uma programação especial no próximo sábado (16/03), a partir das 9h, na Biblioteca Pública do Amazonas (rua Barroso, 57, Centro, zona sul). O evento, que é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), contará com palestra, leitura dramatizada e roda de conversa. O acesso é gratuito.

Dando início à programação, às 9h, será realizada a palestra “#TROCANDOIDEIAS”, com o intuito de promover a profissão de bibliotecário e a amplitude dos campos de atuação, compartilhando informações com a comunidade e criando uma rede de troca de ideias. Serão relatadas experiências de profissionais em bibliotecas escolares, jurídicas, universitárias, comunitárias, além de projetos de incentivo à leitura. A programação ainda terá uma leitura dramatizada, com participação do escritor amazonense Jan Santos.

Roda de conversa – Pela tarde, a partir das 14h, será realizada a roda de conversa “Como deve ser escrita a educação?”, que tem como objetivo de debater a educação contemporânea e sua relação com as novas formas de comunicação, além da própria literatura.

A conversa será mediada pela fundadora do projeto “Vírgulas Cardeais”, a jornalista e pós-graduanda em Educação Maria Cecília Costa e contará com três palestrantes: Ítala Clay de Oliveira Freitas, doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Cláudia Baré, pedagoga e professora indígena da comunidade Parque das Tribos (Tarumã/Manaus-AM); e Thiago Giordano, bibliotecário mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Buenos Aires.

O evento disponibilizará certificado de horas complementares. Para participar, basta comparecer ao local no horário do evento.

Origem da data – O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março em homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882-1957), que é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

O bibliotecário é o profissional formado em Biblioteconomia e que trabalha para o progresso cultural do país. Ele faz o gerenciamento das bibliotecas e unidades de informação, o que compreende uma série de tarefas, dentre as quais a catalogação e indexação de obras, manutenção de sistemas de informação, apenas para citar alguns.

Agente de transformação – David Carvalho, que atua como bibliotecário na Biblioteca Pública do Amazonas, destaca a importância da profissão e do trabalho realizado pelo profissional da área.

“Ser bibliotecário é trabalhar a informação para que ela possa atingir seu objetivo e suprir a necessidade de quem a procura. Um bibliotecário bem empenhado se preocupa com a sociedade e com o desenvolvimento dela, e é uma satisfação poder ver que seu trabalho pode ser agente de transformação, sejam com crianças, jovens ou adultos”.

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão no Facebook, Twitter e Instagram – culturadoam.

Serviço: Programação alusiva ao Dia do Bibliotecário
Data/Hora: 16 de março, sábado, a partir das 9h
Local: Biblioteca Pública do Amazonas (Rua Barroso, 57 – Centro).
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Você pode gostar