CULTURADOAM

Pesquisar

Em Manacapuru, FVS-RCP monitora as medidas de prevenção em participantes da live do Festival das Cirandas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru, apoia as ações de prevenção a Covid-19 a partir desta quinta-feira (26/08), que incluem testagens de detecção de Covid-19 nas equipes artísticas e técnicas que participarão da live em alusão ao Festival de Cirandas, no sábado (28/08), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e transmissão pela TV A Crítica. O evento não terá participação de público e será transmitido de forma on-line pelas mídias sociais.

A equipe da FVS-RCP partiu para Manacapuru nesta quarta-feira (25/08) e retorna na sexta-feira (27/08). As testagens acontecem durante todo o dia, iniciando pela manhã, com as equipes de apoio técnico e durante a tarde, os testes são realizados com os dançarinos. O tipo de teste realizado é o rápido antígeno.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, haverá uma checagem de status vacinal antes da realização do teste. “Aqueles que estiverem com o esquema vacinal atrasado serão encaminhados para uma unidade de saúde para completar a imunização, após isso será realizado um teste do tipo antígeno e caso aponte como negativo, será liberada a participação no evento”, esclareceu.

Segundo o gerente de Doenças Transmissíveis da FVS-RCP, Alexsandro Melo, serão montados três pontos de coleta para exame de detecção do novo coronavírus. “O intuito é minimizar os riscos de transmissão da doença no município. Todos os participantes, independentemente do resultado do teste, serão acompanhados por 14 dias, por se tratar do período de incubação da doença. Somente após isso será encerrado o monitoramento do evento”, conta Alexsandro.  

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Você pode gostar