O evento gratuito, no Museu Bernardo Ramos, trará nomes importantes da numismática brasileira a Manaus

A Sociedade Numismática Amazonense (SNA) promove, neste domingo (20/07), a sétima edição do Encontro Mensal de Numismática deste ano. O evento acontece a partir das 9h, no Museu de Numismática Bernardo Ramos, localizado no Centro Cultural Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, centro de Manaus. O encontro tem entrada gratuita e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Todos os meses, no terceiro domingo, o Museu de Numismática Bernardo Ramos se transforma em ponto de encontro de entusiastas, estudiosos e colecionadores de moedas, cédulas, medalhas e selos. Voltado ao público de todas as idades, o evento mensal vem se consolidando como um espaço de troca de conhecimento, experiências e peças raras.
O objetivo do encontro é promover o estudo da numismática, disciplina que analisa moedas, cédulas e medalhas sob os aspectos histórico, artístico e econômico, além de fomentar o colecionismo por meio da exposição de acervos particulares. O local abriga mesas de comercialização onde ocorrem trocas, vendas e compras de objetos como moedas, cédulas, medalhas, selos, livros e itens de colecionismo em geral.
Com uma média mensal de 40 expositores fixos e uma rotatividade de mais de 60 visitantes, os encontros ganham força por serem também vitrines para novidades do setor. É comum que os participantes apresentem publicações recentes, peças recém-adquiridas e curiosidades que enriquecem o acervo coletivo e alimentam o debate entre os presentes.


O Museu de Numismática Bernardo Ramos, fundado em 1900, é considerado o primeiro e mais antigo museu dedicado à numismática no Brasil. Sua relevância histórica contribui diretamente para o prestígio dos encontros, que contam com o apoio e organização da Sociedade Numismática Amazonense (SNA), presidida por Alberto Simonetti Neto, com Carlos Roberto Lourenço na vice-presidência.
Neste mês de julho, além do tradicional encontro, a programação ganhou um novo atrativo: a abertura das inscrições de mesas para o ESNA 2025, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro também no Palacete Provincial. O evento de alcance nacional é um dos mais aguardados do calendário da numismática brasileira e já conta com número de inscritos superior à edição anterior, realizada em 2023.
O ESNA 2025 reunirá numismatas, colecionadores e comerciantes de diversas partes do Brasil. Estão confirmadas presenças de nomes de destaque no cenário nacional, como Bruno Pellizari, presidente da Sociedade Numismática Brasileira (SNB), Felipe Rocha, coordenador regional da SNB e ex-secretário de Turismo e Cultura do Rio de Janeiro, e Nélio Oliveira, representante da renomada marca Leuchtturm no Brasil.
A numismática, mais do que um hobby, é um campo de estudo multidisciplinar que utiliza recursos da história, arqueologia, economia e sociologia para compreender os contextos de produção das moedas e cédulas. Esses objetos são verdadeiros documentos históricos que revelam informações sobre os povos que os cunharam, sua cultura, formas de governo, sistemas econômicos, idioma e até religião.
Para acompanhar novidades, inscrições e bastidores dos eventos, basta seguir o perfil oficial no Instagram: @numismatica.am.