CULTURADOAM

Pesquisar

Espetáculo ‘Folguedos’, do Balé Folclórico do Amazonas, será exibido na próxima terça-feira (29/06)

Foto: Michael Dantas

O espetáculo “Folguedos”, do Balé Folclórico do Amazonas (BFA), será exibido na próxima terça-feira (29/06), às 20h. A apresentação será transmitida pelo Governo do Amazonas, por meio das redes sociais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) e também pela TV Encontro das Águas, redes sociais (@tvencontrodasaguass) e TV. O espetáculo é uma homenagem ao Festival Folclórico do Amazonas, gravado no palco do Teatro Amazonas.

Criado em 2014, o espetáculo já ganhou diferentes formatos em cada apresentação e se mostra como um grande arraial, com direito a danças folclóricas tradicionais e situações típicas desta festa popular. A homenagem ao Festival Folclórico rememora momentos das décadas de 1950 e 1960, quando o evento era realizado no campo General Osório.

Neste ano, o espetáculo terá convidados especiais que participaram do projeto “Balé Folclórico do Amazonas Recebe”, um bate-papo sobre folclore brasileiro realizado em encontros on-line no Instagram da companhia (@bfa.am).

“Todo ano fazemos esse espetáculo no mês de junho porque temos a oportunidade de apresentar ao público as danças folclóricas, porém, neste ano teremos uma novidade. Neste primeiro espetáculo, teremos o Centro de Tradição Gaúcha Rancho Manauara, que vai fazer participação em três danças”, explica Conceição Souza, diretora do BFA.

Conceição afirma que este novo formato de apresentações com convidados formará novas plateias para o público que acompanha a dança no Amazonas. “Temos um público muito fiel em nossas redes sociais e agora podemos apresentar a eles novos grupos locais e também dar um apoio a estes grupos, é um intercâmbio muito bom. O grupo que chamamos vai se apresentar pela primeira vez no Teatro Amazonas e estão muito felizes com isso”, ressalta.

O grupo Centro de Tradição Gaúcha Rancho Manauara foi fundado em 2006, com o objetivo de difundir a cultura local dos povos amazônicos e brasileiros tendo como principal segmento a Dança Gaúcha. Além do grupo convidado, o repertório contará com músicas da banda Carrapicho, Lucilene Castro, Trio Nordestino, Nicolas Jr., Raízes Caboclas, entre outros.

Balé Folclórico do Amazonas – Criado em 2001, o BFA integra os Corpos Artísticos do Estado, com a proposta de resgate das danças tipicamente amazonenses. A companhia é referência em danças folclóricas e traz, nos espetáculos, os elementos das culturas tradicionais da região, como os rituais indígenas e o cotidiano dos ribeirinhos.

O repertório conta com espetáculos como “Beiradão”, “Herança Africana”, “Cenas Amazônicas”, “Encantos da Amazônia”, “Ritos Amazônicos”, “Bem do interior”, “Causos de Cunhã” e “Dança do Sol”.

Você pode gostar