CULTURADOAM

Pesquisar

Estudantes da rede estadual promovem exposição fotográfica sobre o Teatro Amazonas

As fotografias produzidas pelos próprios alunos estão em exposição até janeiro de 2023, no Palácio da Justiça

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc

Sob o olhar de 12 estudantes da Escola Estadual Nathália Uchôa, o Teatro Amazonas é o protagonista da exposição fotográfica “Minha Cultura, Meu Maior Patrimônio”, que acontece no Palácio da Justiça, localizado na av. Eduardo Ribeiro, Centro, e recebe 34 registros fotográficos realizados por alunos dos ensinos Fundamental e Médi,o contemplados no edital “SBPC vai à Escola” da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O objetivo do projeto é divulgar e estudar os patrimônios materiais da cidade de Manaus a partir da perspectiva artística, educação patrimonial e alfabetização científica, contribuindo para a valorização da cultura.

Representando a secretária Kuka Chaves, a secretária executiva do Interior, Ana Maria de Freitas, pontua que a exposição é uma forma positiva de incentivar os estudantes a praticarem a ciência.

“Estou aqui hoje prestigiando este evento maravilhoso que vem retratar a nossa cultura. Eles fizeram um trabalho de fotografia do Teatro Amazonas, hoje estão aqui fazendo a sua exposição e nós estamos aqui pra dar o incentivo a esse projeto, que é justamente para mostrar o trabalho que esses pequenos cientistas estão desenvolvendo aqui no estado do Amazonas, em especial, na nossa cidade de Manaus”, comenta a secretária.

Para a realização da exposição, foram realizadas reuniões, oficinas de fotografia, visitas técnicas a Museus, ao Teatro Amazonas e a Centros Culturais da cidade, além de palestras com pesquisadores sobre patrimônio cultural, construção de jogos didáticos voltados ao tema e rodas de conversa sobre valorização da cultura.

A professora idealizadora do projeto, Denise Bezerra, descreve a trajetória do projeto até o evento de exposição fotográfica.

“A gente está vendo hoje a materialização do projeto, que é apenas um recorte de todas as etapas que aconteceram. Esse projeto iniciou em maio e terminou agora em outubro e é um projeto muito grandioso, que trouxe muito conhecimento para os alunos, muitos alunos nunca haviam entrado no Teatro Amazonas e esse projeto, com o financiamento da SBPC, só trouxe satisfação aos envolvidos”, afirma.

A exposição “Minha Cultura, Meu Maior Patrimônio” ficará disponível para visitação no Centro Cultural Palácio da Justiça até janeiro de 2023, a expectativa é de que não apenas a comunidade escolar, mas os apreciadores artísticos também passem pelo espaço.

Theo Cristóvão, de 12 anos, estudante do 7° ano na escola Nathália Uchôa, que sonha em viajar o país fotografando os patrimônios culturais, descreve seus sentimentos em participar da iniciativa.

“Essa exposição está sendo muito importante para mim, porque é a minha primeira vez fazendo algo assim, está sendo emocionante, eu queria que as pessoas viessem aqui visitar porque está muito bonito”, convida Theo.

SBPC vai à Escola

Programa voltado para escolas estaduais e municipais de Ensino Fundamental e Médio, o programa tem como principal objetivo a realização de atividades de divulgação da ciência, de estímulo ao interesse pelo conhecimento científico e de fomento à criatividade das crianças, adolescentes e jovens.

Você pode gostar