O 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO) começa nesta sexta-feira (26/4) e, para deixar tudo pronto, mais de mil profissionais estão envolvidos na produção, que começou três meses antes da estreia. Só para a apresentação de “Ernani”, obra que abre o evento, são 174 profissionais trabalhando.
Realizado pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, o 22º FAO segue com apresentações até 30 de maio. O evento inclui óperas, recitais e concertos.
De acordo com Flávia Furtado, diretora executiva do Festival, 127 pessoas atuam só na Central Técnica de Produção (CTP) da SEC, com mais de 90% da mão de obra local. “O Amazonas tem uma equipe que é referência nacional. Temos uma expertise que se formou ao longo desses 22 anos, e é impressionante o que a gente gera de trabalho dentro do Festival”, comenta.
Mais 600 postos de empregos diretos são gerados pelo evento, acrescenta Flávia. “Só na CTP são 127 profissionais; desses, somente oito técnicos são de fora. A maioria é amazonense. Além de Manaus, tem pessoas de Parintins e outros municípios do Amazonas. E tudo mão de obra qualificada do Estado”.
Um bom exemplo é Fred Márcio Barbosa, que há 16 anos iniciou o trabalho no FAO como serviços gerais e, atualmente, coordena a cenografia. “Tomei gosto pelo processo de produção, fui me especializando e fiquei responsável pela cenografia. Hoje, coordeno e acompanho toda a produção, do começo ao fim: da montagem à desmontagem, na CTP e no teatro”, diz. “A CTP é minha casa! Criei um amor por isso, é uma vida. Cada peça que está aqui eu ajudei a montar”, observa.
O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca que, para a montagem de “Ernani”, “Maria Stuarda”, “Tosca”, “Mater Dolorosa” e “Alma”, que serão apresentadas no Teatro Amazonas, foram contratados cenógrafos, cenotécnicos, serralheiros, pintores, costureiras e camareiras, entre outros profissionais que atuam no teatro e na CTP. “O evento tem enorme potencial na geração de emprego e renda”, reforça.
Cenografia – A cenógrafa Giorgia Massetani, que assina os cenários de “Alma”, “Maria Stuarda” e “Mater Dolorosa”, ressalta as possibilidades que a estrutura da CTP proporciona ao processo de construção.
“Durante os espetáculos não vemos muito as estruturas, mas elas são importantíssimas. Aqui, temos marceneiros e serralheiros maravilhosos. Temos belíssimos acabamentos, os pintores e escultores são incríveis. Não trabalhei em outro lugar com um espaço tão bem organizado e uma equipe tão consolidada”, ressalta.
“O público do FAO pode se deslumbrar com movimentação de cenário, que é muito complexo e difícil de ver em outros teatros. Aqui a gente tem a possibilidade de ver essa movimentação cênica, que é muito interessante”, acresce a cenógrafa.
Figurino – No quesito figurino, os números impressionam: variam de 350 a 400 por obra, somando mais de mil peças nesta edição do festival. Para produzir todo esse material – composto por roupas, sapatos, meia, brinco, peruca, entre outros – a equipe conta com uma modelista, dez costureiras e 14 camareiras.
“É uma equipe grande e muito ágil, porque precisamos produzir muitas peças de roupa. São mais de mil peças esse ano. Tem que ter um pequeno exército para fazer”, brinca a figurinista Laura Françoso.
Laura destaca que, no 22º FAO, apenas um quinto do figurino vai ser do acervo. “Esse aproveitamento varia a cada ano, a cada projeto de figurino. Esse ano, vamos usar somente 20%”, diz. “Mas o acervo de figurinos que existe na CTP é incomparável. Poucos lugares no Brasil têm um acervo de figurino de ópera tão grande, organizado e bem cuidado como o daqui”, pontua.
Sobre a CTP – Criada em 2004 para atender a demanda do Festival Amazonas de Ópera, a Central Técnica de Produção da SEC tem um acervo gigante e completo de cenografia e figurino. Este último conta com 45 mil peças, entre roupas, calçados, acessórios e adereços que podem ser adaptados e reutilizados em produções da Secretaria de Cultura. Atualmente, a central atende, principalmente, ao FAO e ao Natal da SEC.
Toda a equipe da CTP é especializada. São profissionais de criação cênica, teatral, costureiras de figurino, camareiras de figurino, entre outros.
Sobre o 22º FAO – Em 2019, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) celebra o centenário de nascimento de Claudio Santoro com a apresentação da ópera “Alma”, do compositor e maestro amazonense. Também estão na programação “Ernani”, de Giuseppe Verdi; “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti; “Tosca”, de Giacomo Puccini; e “Mater Dolorosa”, baseada na cantata “Stabat Mater Dolorosa”, de Giovanni Pergolesi.
Os ingressos para o FAO 2019 já estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas), com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60.
A programação do festival abrange ainda o Recital Bradesco, com canções compostas por Claudio Santoro; o projeto “Ópera Mirim”, que apresentará “L’enfant et les Sortilèges” (“O Menino e os Sortilégios”), de Maurice Ravel, feita com marionetes pelos artistas do Pequeno Teatro do Mundo; o encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, voltado para apresentar dados e casos de sucesso sobre a Indústria da Ópera na América Latina; o concerto do Dia das Mães; e Mulheres da Ópera.
Sobre o Bradesco Cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do país, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.
São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, além do Teatro Bradesco em São Paulo. Em 2019, estão previstas diversas atrações como o espetáculo “OVO”, do Cirque du Soleil; os festivais de Parintins e Tiradentes; as festas juninas de São João do Caruaru e Campina Grande e o Natal do Bradesco, em Curitiba. Segue em cartaz “O Fantasma da Ópera”.
PROGRAMAÇÃO FAO 2019
“Ernani” (ópera em concerto)
Sexta-feira (26/4) – 20h – Teatro Amazonas
Domingo (28/4) – 19h – Teatro Amazonas
“Maria Stuarda”
05/5 – 19h – Teatro Amazonas
10/5 – 20h – Teatro Amazonas
12/5 – 19h – Teatro Amazonas
“Tosca”
11/5 – 20h – Teatro Amazonas
17/5 – 20h – Teatro Amazonas
19/5 – 19h – Teatro Amazonas
“Mater Dolorosa”
25/5 – 20h – Teatro Amazonas
29/5 – 20h – Teatro Amazonas
“Alma”
26/5 – 19h – Teatro Amazonas
28/5 – 20h – Teatro Amazonas
30/5 – 20h – Teatro Amazonas
Ópera Mirim: “L’enfant et les Sortilèges” (“O Menino e os Sortilégios”)
Sábado (27/4) – 10h – Casa Vhida
Segunda-feira (29/4) – 10h – Hospital Infantil Dr. Fajardo
04/5 – 16h – Pronto Socorro da Criança Joãozinho
17/5 – 18h – Santa Isabel do Rio Negro
18/5 – 18h – Benjamin Constant
29/5 – 16h – Ceti Zilda Arns (Avenida Principal, s/nº, comunidade Jesus Me Deu)
05/5, 12/5 e 26/5 – 11h – Hall do Teatro Amazonas
Concerto do Dia das Mães
12/5 – 11h – Teatro da Instalação
Mulheres da Ópera
17/5 – 16h – Centro Cultural Palácio Rio Negro
18/5 – 19h – Shopping Ponta Negra
22/5 – 9h30 e 15h30 – Fundação Bradesco
25/5 – 10h – Fundação Cecon
27/5 – 10h – Fundação Doutor Thomas
Recital Bradesco: “Canções de Claudio Santoro”
27/05 – 20h – Teatro da Instalação
Encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”
26/05 – das 9h às 13h – Centro Cultural Palácio da Justiça