EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

CULTURADOAM

Festival Amazonas de Ópera realiza workshop de perucaria e visagismo

 
Malonna ministra a oficina gratuita que iniciou nesta segunda-feira (25/04), no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro


 
O Festival Amazonas de Ópera (FAO) iniciou, nesta segunda-feira (25/4), o workshop de perucaria e visagismo. Sob o comando de Malonna, responsável pela criação de figurinos, adereços e acessórios que integram trabalhos artísticos no cinema, teatro, dança e de drag queens no País, a ação segue até dia 1º de maio. A oficina é gratuita e faz parte da 24ª edição.
 
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, explica que a capacitação é destinada a profissionais da área.  
 
“O curso tem duração de três horas por dia, com intuito de promover a formação profissional dos nossos trabalhadores da cultura”, afirma o titular da pasta.  “A nossa cultura ganha profissionalismo e isso é um objetivo muito importante que estamos alcançando nesta gestão do governador Wilson Lima”, destaca Marcos Apolo.
 
As aulas acontecem no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro (avenida Pedro Teixeira, 2565, Dom Pedro), no bloco A, sala 6, das 11h30 às 15h.
 
Conteúdo – Malonna vai apresentar, ao longo do curso, técnicas de customização a partir da costura para preenchimento com mais cabelo e desenvolvimento de técnicas de penteados para perucas sintéticas.
 
O workshop vai além, apresentando a história e uso de perucas e postiços na história, os materiais, técnicas e nomenclaturas. A oficina apresenta aos inscritos o repertório técnico, a recuperação de perucas, limpeza, preparação de penteados, entre outros temas.
 
Malonna – Malonna se formou em Design de Moda e Artes Visuais e Extensão em Estilismo e Modelagem do Vestuário pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou com arte-educação de 2005 a 2008, quando passou a se dedicar apenas à arte drag e a caracterização.
 
Em 2013 mudou para São Paulo, cidade onde fundou o ateliê Oficina da Malonna, dedicado à produção de figurinos e a confecção e customização de perucas para uso artístico e ministra aulas.
 
Malonna atua na área de figurino e maquiagem para performances artísticas burlescas e drag desde 2007. Seu primeiro trabalho com caracterização em teatro foi com o Projeto Oficinão do Galpão Cine Horto em 2011, desde então desenvolve projetos de caracterização (figurino, visagismo e perucaria) para diversas iniciativas culturais em teatro, TV, cinema, publicidade, festivais e eventos sem renunciar a sua pesquisa em performance drag e arte burlesca.
 
Festival – O FAO vai acontecer de 29 de abril a 31 de maio, na capital e interior. A programação conta com atrações gratuitas e, para as obras pagas, os ingressos estão à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.
 
Cinco óperas, recitais, concertos, workshop e encontro de economia criativa estão na agenda do evento. A programação inclui atrações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro e também no interior (veja programação completa). As estreias das óperas vão ser transmitidas pela TV Encontro das Águas e nas redes sociais da @culturadoam.
 
O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O projeto, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, tem patrocínio master do Bradesco e patrocínio da Innova.
 
Bradesco e cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.
 
São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.
 

Você pode gostar