CULTURADOAM

Pesquisar

Festival de Circo encerra programação com espetáculo no Teatro Amazonas

Segunda edição do festival reuniu atividades em circos, escolas, hospitais e instituições na capital e municípios do interior

Alegria e diversão para toda a família marcaram o encerramento do 2º Festival de Circo do Amazonas, neste domingo (03/04), no Teatro Amazonas. Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o espetáculo “A Princesa Cafuxa” finalizou a programação com atividades tanto na capital quanto interior do estado.

A segunda edição do Festival de Circo iniciou no dia 27 de março, Dia do Circo. Além de ações temáticas executadas em locais como o Largo de São Sebastião e em circos, o Governo do Estado levou os eventos circenses para escolas, hospitais e comunidades ribeirinhas dos municípios de Itacoatiara e Manacapuru.

Para o encerramento no Teatro Amazonas foram disponibilizados 648 lugares com entrada gratuita ao público. A plateia pôde acompanhar números variados de arte circense, como palhaçaria, malabares, truques de mágica, entre outros, mediante apresentação de comprovante de vacinação e documento com foto.

De acordo com o coordenador do evento, Denis Carvalho, a programação do festival envolveu diversas linguagens artísticas como teatro, música e dança dentro do tema central que é o circo. Ele ressalta a importância da arte para fortalecer artistas da região.

“Estamos muito felizes com essa segunda edição, em que atingimos aproximadamente 3 mil pessoas. Tivemos um público muito cativo, o Teatro Amazonas lotado desde o início. A nossa intenção é que o festival se torne fixo dentro do calendário estadual, como o Festival de Teatro da Amazônia, Festival de Música e Festival de Dança”, reforçou o coordenador.

Espetáculo – O espetáculo “A Princesa Cafuxa”, da Companhia Cafuxa Oficial, encerrou a programação do festival no Teatro Amazonas. O show é apresentado pela atriz Ariane Feitoza, que dá vida a palhaça “Cafuxa”, reunindo improviso e interação com a plateia.

“É incrível! Eu tenho uma maravilha de apresentar aqui o meu outro eu, de atriz. A gente consegue estar aqui, nesse templo, templo sagrado, um lugar tão bonito, recebendo essas pessoas que têm essa cultura popular tão antiga, fazendo o que fazem, no meio da rua, dentro das lonas, e agora a gente está no palco do teatro. Estamos lisonjeados, é uma honra”, disse Ariane.

Público – Quem aproveitou o espetáculo e deu boas risadas foi a pequena Valentina Andrade, de apenas 6 anos. Acompanhada da família, ela conferiu todo o show da primeira fila.

Valentina Andrade, de apenas 6 anos se divertiu no encerramento do Festival de Circo
FOTOS: Lucas Silva/Secom

“Eu gosto de palhaço porque ele me faz dar muitas gargalhadas, ele é animado e engraçado. Gosto (de circo) porque tem palhaço e tem pipoca, eu adoro”, disse Valentina.

A corretora Márcia Lassalvia, de 44 anos, levou a filha Ester Monique, de 9 anos, para assistir às atrações do encerramento do festival. Ela conta que o momento é simbólico pelo fato de ser a primeira vez que ela entra no Teatro Amazonas.

“Circo sempre encanta. Ela estava até perguntando, ‘Mamãe, por que existe palhaço?’, e eu disse que os palhaços são anjinhos coloridos que estão na terra para alegrar as crianças. É a primeira vez que entro no teatro e é a primeira vez que minha filha usufrui sede cenário do circo e está sendo incrível. Ela está encantada mais ainda”.

Você pode gostar