CULTURADOAM

Pesquisar

Festival de Parintins 2019 bate recorde de visitantes, aponta Amazonastur

Mais de 60 mil turistas visitaram a ilha, conforme a Amazonastur
Foto: Clovis Miranda

O 54º Festival Folclórico de Parintins bateu o recorde no número de visitantes, com o desembarque de 66.321 turistas, conforme levantamento preliminar do Departamento de Estatística da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). A festa popular dos bois Caprichoso e Garantido – que contou com o apoio do Governo do Estado – teve um aumento no volume de turistas em 10,53% se comparado ao ano de 2018, em que atraiu cerca de 60 mil.

“Esse resultado é positivo, mas acredito que vamos avançar ainda mais. Neste ano, a Amazonastur já teve uma participação direcionada exclusivamente para o turismo. O Turistódromo foi um sucesso. Mais de 10 mil pessoas passaram por lá. A participação de operadores internacionais, nacionais e locais também foi muito importante para ajudar a promover o Amazonas no Brasil e no exterior”, ressaltou a presidente do órgão, Roselene Medeiros.

Ainda de acordo com a Amazonastur, desse total de turistas em Parintins, 70,24% dos visitantes foram do próprio Amazonas. O segundo estado que mais emitiu turistas para a Ilha Tupinambarana foi o Pará (14,45%), seguido de São Paulo (4,43%), do Rio de Janeiro (1,86%) e de Santa Catarina (1,43%).

O ano de 2016 segue como o período em que menos atraiu visitantes para Parintins, com o desembarque de 23,5 mil.

Gasto médio – Durante a pesquisa realizada pelo Departamento de Estatística foi constatado que o gasto médio do turista em 2019 também foi maior em relação ao festival de 2018, ficando em torno de R$ 147,39 (12,73% maior que o gasto médio por dia do ano passado).

*Com informações da Amazonastur

Você pode gostar