Governo do Amazonas promove Semana Estadual da Biblioteca e do Bibliotecário com programação diversificada

Bibliotecas e Salas de Leitura administradas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa receberão ações

No mês de abril – em que se comemora o livro infantil (02/04), a biblioteca e o bibliotecário (09/04), o autor e o editor (18/04) –, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, também celebra o livro, a literatura e a leitura, realizando a 1ª Semana Estadual da Biblioteca e do Bibliotecário, de 17 a 23 de abril.

A programação será diversificada e envolverá as bibliotecas e salas de leitura administradas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O evento está em conformidade com a Lei 6704, de 4 de janeiro de 2024, sancionada pelo governador Wilson Lima, que institui a Semana Estadual da Biblioteca e do Bibliotecário nas bibliotecas públicas e escolares das redes de ensino pública e privada.

A lei foi criada como forma de celebrar e reconhecer o papel fundamental das bibliotecas públicas e dos bibliotecários na sociedade. Durante o evento, serão destacadas as atividades realizadas nos espaços dedicados à leitura e o trabalho dos bibliotecários para conectar as pessoas ao conhecimento e à informação.

A intenção também é fortalecer a relevância das bibliotecas em níveis culturais, sociais e econômicos. Mostrar ao público em geral como as bibliotecas e os bibliotecários são essenciais para o acesso à informação, para a promoção da leitura e para o desenvolvimento de comunidades mais informadas e engajadas.

Confira a programação da 1ª Semana Estadual da Biblioteca e do Bibliotecário

Biblioteca Pública do Amazonas

17 a 23/04, das 9h às 15h – Exposição Literária Temática: “A Crítica 75 anos”. Exposição de capas históricas do jornal, que completa 75 anos em 2024.

20/04, das 9h às 11h – “Explorando Mundos através da Leitura”. Roda de leitura com a escritora Leila Plácido. Promovida em parceria com alunos de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), tem o objetivo de aproximar a comunidade infantil dos livros e da importância da leitura.
Nessa atividade, os universitários assumem o papel de mediadores, contadores de histórias e facilitadores da interação entre as crianças e os livros. Durante a atividade, as crianças são convidadas a participar de sessões de contação de histórias.

*20/04, das 15h às 16h – “Roda de Biblioterapia”, com a Bibliotecária Marilane Pacheco e a Professora Leila Nunes. A atividade convida a mergulhar em narrativas que curam a alma. Explorar histórias que despertam reflexões, promovem autoconhecimento e incentivam a superação. Conectar-se com personagens que enfrentam desafios semelhantes aos seus e descobrir como a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de transformação pessoal. Serão duas sessões simultâneas com até 15 vagas cada.

20/04, das 16h às 17h – Lançamento do livro “Leitura com afeto Podcast”. A obra traz a trajetória de ideação, de construção e de validação de um podcast em um tempo de incerteza e desesperança, além de mostrar o poder que a leitura literária pode exercer na vida das pessoas.

Sala de Leitura Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, Sala de Leitura Centro de Convivência Pe. Pedro Vignola e Sala de Leitura Centro de Convivência do Idoso

17 a 19/04, das 9h às 15h – “Pomar literário”. A ação busca valorizar os escritores da região e destacar sua contribuição para a literatura local. Através de exposições relacionadas à literatura amazonense, o objetivo é despertar o interesse dos usuários pela leitura e pelo conhecimento das obras produzidas na região.

Biblioteca Arthur Reis

17 a 23/04, das 9h às 15h – “Explorando o futuro, os bibliotecários e os livros digitais”*. exposição informativa e de Acervo de Obras Digitalizadas é uma iniciativa das Bibliotecas Mário Ypiranga e Arthur Reis, em colaboração com o Centro de Documentação e Memória do Amazonas, que visa promover e preservar parte da rica memória bibliográfica de nosso Estado.

Biblioteca Thália Phedra

17 a 23/04, das 9h às 15 – “Explorando a Trajetória Feminina na Política Amazonense: Uma Jornada através das Páginas Literárias”. Esta exposição literária temática destaca a influência e o impacto das mulheres na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Biblioteca Genesino Braga
(Atividade externa na Escola Municipal Hiran de Lima Caminha)*

17 a 19/04, das 9h30 e 13h30, – “A biblioteca vai à escola – Construindo a história através da leitura”. Com o objetivo de estimular o hábito da leitura na comunidade em que está inserida, a Biblioteca Genesino Braga visita a Escola Municipal Hiran de Lima Caminha para uma atividade de incentivo à leitura com os alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa