CULTURADOAM

Pesquisar

Karine Aguiar leva o Amazonas para o ‘Earth Day’

*Com informações da assessoria

No dia 22 de abril comemora-se mundialmente o Dia da Terra, uma data criada para sensibilização sobre a importância de uma nova consciência orientada por valores ambientais e ecológicos. As comemorações acontecem pelo mundo inteiro através do evento “Earth Day: One People, One Planet”, uma maratona de apresentações artísticas e ações educativas sobre o meio ambiente. 

Em 2021, a amazonense Karine Aguiar estreia na programação italiana do evento com seu mais recente single “Pérola Azulada”, composição de Zé Miguel e Joãozinho Gomes, com arranjo para orquestra e small jazz ensemble do maestro italiano Antonio Giacometti. Para assistir a participação de Karine no evento é só acompanhar a transmissão, que acontecerá através do aplicativo Rai Play e também do portal www.raiplay.it no dia 22 de abril (quinta-feira), das 7h30 às 20h30, no horário italiano. 

O vídeo que será apresentado foi filmado em dezembro de 2019, durante a gravação do primeiro DVD de Karine, “Jungle Jazz: uma sinfonia amazônica”, no Teatro Amazonas. 

Da gravação de “Pérola Azulada”, participaram a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Marcelo de Jesus e o small jazz ensemble formado pelos músicos amazonenses Anderson Farias (piano), Hudson Alves (baixo acústico), Marcelo Figueiredo (violão) e Ygor Saunier (bateria). A direção de fotografia do vídeo é do cineasta amazonense Henrique Michiles.

“Pérola Azulada” é uma canção icônica do repertório amazônico, consagrada pela interpretação do cantor quilombola Zé Miguel (Amapá), cedida gentilmente para ganhar uma versão orquestral na voz de Karine em seu primeiro DVD. A obra é uma verdadeira declaração de amor à Mãe Terra e um chamado para ressignificar a existência humana e suas relações com a natureza. Por esta mensagem potente, a obra foi selecionada para estrear na programação musical do evento.

A gravação de “Jungle Jazz: uma sinfonia amazônica” contou com financiamento do Prêmio Conexões Culturais, da Manauscult, e apoio do Governo do Estado do Amazonas. O projeto é uma colaboração entre a cantora amazonense e o maestro italiano Antonio Giacometti, que escreveu todo arranjo orquestral. 

Em dose dupla – Além de “Pérola Azulada”, Karine Aguiar também estreia no Earth Day como uma das convidadas da banda italiana Gen Rosso no single “A joy reborn” (https://youtu.be/21-K-OlBugQ), lançado mundialmente em dezembro de 2020. O Gen Rosso é uma banda com mais de 50 anos de história, levando mensagens de paz e fraternidade a mais de 180 países do mundo através da música e outras linguagens artísticas como a dança e o teatro musical.

Sobre o evento – O “Earth Day” é considerado o maior evento do mundo dentro da temática de ações educativas sobre o meio ambiente e envolve um público de cerca de um bilhão de pessoas por ano. Criado em 1970, o evento já está em sua 51ª edição. A maratona de 2020 contou com o engajamento de 100 milhões de pessoas em 183 países. Na versão italiana, foram 1 milhão e 500 mil visualizações e um engajamento de meio milhão de pessoas durante a transmissão através do aplicativo RAI Play. 

Você pode gostar