CULTURADOAM

Pesquisar

Lucilene Castro comemora 25 anos de carreira com DVD inédito

Lucilene Castro no Hotel Juma Ópera House
Foto: Divulgação

A cantora, atriz de teatro e intérprete de sambas, Lucilene Castro, comemora 25 anos de carreira com um DVD inédito, gravado no Hotel Juma Ópera House em março deste ano. Uma prévia, o single inédito “Vendaval”, já está disponível nas plataformas digitais. A obra completa tem previsão de lançamento no canal oficial do YouTube da cantora na primeira semana de setembro. 

O projeto foi contemplado pelo programa Cultura Criativa – 2020/Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Neste novo trabalho, a artista realizou uma performance intimista, com um repertório que abrange as várias fases de sua trajetória musical traduzida na versatilidade que transita em diversos ritmos, como a toada de boi-bumbá, o samba e a música amazônica. 

Com a direção audiovisual de Cristiane García (Olha Já Filmes), direção artística de Márcio Braz, direção musical de Célio Vulcão e figurinos com a assinatura de Jorge Melo, que utilizou as estampas da coleção “Terra Brasilis”, do artista plástico Rui Machado, cedidas para a gravação do projeto, a artista se diz orgulhosa do resultado final. 

“O DVD é um registro histórico e importante para mim, pois nele tenho a oportunidade de eternizar uma jornada que venho traçando desde os anos 90. Quem me acompanha sabe do grande esforço que venho fazendo para manter um trabalho musical sólido e perene na música amazonense”, enfatiza. 

O DVD é um desejo antigo da cantora que revela ter planejado esse momento. “Quando tive a oportunidade de celebrar 25 anos de carreira vislumbrei a chance de colocar em prática o projeto que já vinha pensando há bastante tempo. Foram várias ideias que surgiram e refinamos até chegar neste resultado, e isso só foi possível com o incentivo da Lei Aldir Blanc, através do programa Cultura Criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas”, completa Lucilene. 

Foto: Divulgação

Trajetória – Lucilene Castro, iniciou a carreira profissional no ano de 1996, com a gravação do seu primeiro álbum intitulado “Vento Norte”, que foi lançado no ano seguinte. À época foi a primeira cantora a gravar um CD inteiro somente com toadas de boi-bumbá. 

A Amazonense venceu vários festivais de música e conquistou prêmios de melhor intérprete. Entre eles, o Festival da Canção de Parintins (1991) e o Festival Universitário de Música do Amazonas (1993). Considerada ainda a melhor cantora (levantadora) do Festival de toadas da Fundação Villa Lobos, por três anos consecutivos (1993/1994/1995).  

Com formação teatral, estrelou o espetáculo musical “Boi de Pano”, onde faz a personagem de Mãe Catirina ao lado de diversas expressões cênicas da região, inclusive sendo a única produção 100% regional a participar do V Festival de Ópera do Amazonas (2001). 

Já se apresentou em diversas capitais e municípios brasileiros, como a cidade de São Luiz, a convite da Universidade Federal daquele estado para inaugurar o palacete “Gentil Braga”; Sesc Pompéia/SP, na Feira Amazônia BR, Centro Cultural Dragão do Mar, na cidade de Fortaleza, “I Encontro do Amazonas em Brasília”, através do projeto Valores da terra. 

No ano de 2000 representou o Amazonas, na cidade de Hannover/Alemanha, na feira mundial Expo/2000 e em 2005 participou das comemorações do Ano do Brasil na França fazendo diversas apresentações em Paris a convite do Governo do Estado. Nos anos de 2007 e 2008, foi até a cidade de Maringá/PR representar o estado do Amazonas no “FEMUCIC”, festival da canção daquela cidade, um dos maiores festivais de música não competitiva do país.

Foi uma das protagonistas dos musicais: “Mulheres do Brasil – Cantoras do Amazonas” (2001), “MARIA, MARIA – Uma Viagem Pelo Universo Feminino” (2003/2004), “CAIA NA GANDAIA – Um “revival” dos anos 70” (2004), “PAIXÃO, LOUCA PAIXÃO” (2005), “…MAS PODEM ME CHAMAR DE CHICO” (2012) onde atuou também como produtora dos referidos espetáculos  

Possui oito CD gravados, o primeiro “VENTO NORTE”, lançado em 1997 pela gravadora Atração/SP. O segundo lançado pelo Projeto Valores da Terra, uma homenagem ao nosso maior poeta popular Chico da Silva intitulado “LUCILENE CASTRO canta CHICO DA SILVA” (2001), um trabalho de pesquisa da obra de um dos mais ilustres compositores amazonenses. 

O terceiro CD foi lançado em 2002 através do selo Estrelas do Amazonas, projeto promovido pela Secretaria de Cultura do Estado, trata-se de disco ao vivo que reúne em seu repertório canções de vários compositores amazônicos. 

Em dezembro de 2004 lançou de forma independente o CD intitulado “PRA VOCÊ NÃO ME ESQUECER”, já em dezembro de 2006 relançou o CD “LUCILENE CASTRO canta CHICO DA SILVA”, que inclui outras canções do referido compositor, com apoio do BASA. Em 2009 lançou o CD DANÇA DAS CORES, selecionado pela FUNARTE, para participar do projeto Pixinguinha 2008, CD com toadas de boi bumbá, gravado com uma orquestra de câmara, sendo alguns músicos integrantes da Amazonas Filarmônica, em 2011 lançou o CD “SAMBA DA MINHA TERRA”, projeto premiado pelo PROARTE. “Cantos da Amazônia” (2016) que mostra um pouco dos ritmos e da produção musical da região. Lucilene Castro Ao Vivo (2020) que inclui canções populares da música amazonense. 

Em 2021 lançou o super prestigiado EP “Desafio das Cores” com a amiga e parceira musical Marcia Siqueira, trabalho este que rendeu a obra visual “Kananciuê”, videoclipe dirigido pela cineasta Cristiane García, disponível no canal oficial do YouTube da cantora.

Ficha Técnica

PRODUÇÃO EXECUTIVA  
Lucilene Castro 

DIREÇÃO MUSICAL e ARRANJOS 
Célio Vulcão 

DIREÇÃO E ROTEIRO 
Cristiane García (vídeo) 
Márcio Braz (artístico) 

PRODUÇÃO ARTÍSTICA 
Fabrício Nunes 

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL 
Gisele Menezes 

ASSISTENTES DE PRODUÇÃO 
Gabriel Matos 
Renata Soares 
Carine Siqueira 

MAQUIAGEM 
Layanne Weickman 

FIGURINO LUCILENE 
Estampas cedidas pelo artista plástico Rui Machado, série Terra Brasilis 

CONFECÇÃO DE FIGURINO 
Jorge Melo 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL 
Márcia Siqueira 

MÚSICOS 
Célio Vulcão (teclados) 
Dudu Brasil (violão/pandeiro) 
Ênio Pietro (sax, flauta, clarinete, pandeiro) 
Sérvio Túlio (contrabaixo) 
Airton Silva (bateria) 

TÉCNICO DE GRAVAÇÃO DE ÁUDIO 
Paulo Marinho 

TÉCNICO DE ÁUDIO (ao vivo) 
Adriano Cerdeira 

GRAVAÇÃO DE ÁUDIO 
SA Sound 

DIREÇÃO DE IMAGENS 
Paulo Cezar Freire 

CÂMERAS 
Cleuton Silva 
Jair Campos
Nícolas Castro 
Ribamar Xavier 
Rangel (Leleu) Vasconcelos 

TÉCNICO DE VIDEOWEB 
Ricardo Moraes 

MONTAGEM E FINALIZAÇÃO 
Paulo Cezar Freire 

DESIGNER GRÁFICO 
Michell Matos 

ASSISTENTES DE CÂMERA 
Marcos da Silva 
Alexandre Araújo 

SUPORTE TÉCNICO 
Alexandre Lima 

SUPORTE DE GRAVAÇÃO 
Plínio Paixão 

LOGGER 
Samuel Silva

IMAGENS MAKING OFF 
Rangel (leleu) Vasconcelos 
Gabriel Matos 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 
Roberto Sena 


Você pode gostar