CULTURADOAM

Pesquisar

Mostra ‘A Cidade Através da Lente’ expõe trabalho de mulheres empreendedoras na Casa das Artes

São 75 fotografias produzidas por empreendedoras do setor gastronômico de Manaus

Iniciativa valorizou os produtos e o potencial gastronômico de cada uma das participantes.
FOTO: Keyteane Machado/Divulgação

A Casa das Artes recebe, a partir do dia 15 de março até 1º de maio, a exposição “A Cidade Através da Lente”, com fotografias produzidas por 40 empreendedoras do setor de gastronomia. Realizada neste Mês da Mulher, a mostra é resultado do trabalho das empreendedoras manauaras, que participaram de oficinas ministradas pela artista e educadora Flávia Mielnik. Com a curadoria da fotógrafa Karina Bacci, do Museu de Arte Moderna de São Paulo, 75 imagens integram a mostra.

A Casa das Artes (Largo de São Sebastião, no Centro) recebe os visitantes a partir do dia 15 de março, das 16h às 20h, de terça-feira a domingo. O espaço do Governo do Amazonas, administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem acesso gratuito, sem a necessidade de agendamento, mediante apresentação da carteira de vacinação.

Empoderamento feminino, formação artística e exposição de fotografias são os pilares da iniciativa que valorizou os produtos e o potencial gastronômico de cada uma das participantes.

De acordo com o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, o incentivo à economia criativa é a base da Secretaria. Apolo afirma que o órgão trabalha esse suporte em diversas frentes. Neste mês da mulher, por exemplo, além da mostra, o órgão também promove uma feira de empreendedorismo feminino, no Palacete Provincial, a “ExpoMulher”.

“A Economia Criativa é o grande motor do empreendedorismo, dá espaço para fotógrafos, escritores, artistas independentes, trabalhadores da moda e gastronomia. A economia criativa permite que empreendedores com poucos recursos possam ser cada vez mais competitivos. Especialmente neste mês da mulher, o Governo do Amazonas fomenta ainda mais esse nicho que tem uma parcela significativa de mulheres”, explica o secretário.

Apoio – A exposição, que recebe o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, é realizada pela Pink Produções e produzida pela Elo 3, em parceria com o Consulado da Mulher e patrocínio da Whirpool, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

As empreendedoras participaram da oficina on-line promovida pelo Consulado da Mulher. Além do curso, uma câmera fotográfica será sorteada para as participantes da oficina, durante a aula de encerramento no dia 14 de março na Casa das Artes.

A mostra ocupa, ao todo, quatro salas da Casa das Artes. Com curadoria da fotógrafa do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Karina Bacci, a exposição busca mostrar o aprendizado das empreendedoras na captação das texturas, cores e sensações de suas comidas através da fotografia, além de melhorar a comunicação de suas empresas.

Serviço: Exposição “A Cidade Através da Lente”
Quando: De 15 de março a 1º de maio, terça-feira a sábado, das 16h às 20h
Onde: Casa das Artes, Largo de São Sebastião, Centro
Entrada: Gratuita, mediante apresentação da carteira de vacinação com ciclo completo

Você pode gostar