CULTURADOAM

Pesquisar

Museu do Crime chama atenção de visitantes por acervo e estrutura preservada no Palácio da Justiça

Visitações guiadas são gratuitas e acontecem de terça a sábado, das 9h às 17h

FOTOS: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Uma das exposições permanentes do Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ), localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro, o Museu do Crime atrai o público com um grande acervo criminal do estado, além de ter a estrutura do antigo Tribunal de Justiça do Amazonas preservada. As visitações guiadas são gratuitas e acontecem de terça a sábado, das 9h às 17h, com visitantes divididos em grupos, a cada 30 minutos.

Ao público que se interessa pelas histórias de “true crime”, que viralizam nas redes sociais e resgatam relatos de crimes antigos, o Museu, com a exposição “Do Crime ao Castigo”, é uma opção curiosa e imersiva, com visitas guiadas e envolvimento do público em dinâmicas de júri popular e informações sobre casos que tiveram grande repercussão na sociedade amazonense.

De acordo com a turismóloga do Palácio da Justiça, Hany Cândido, o espaço cultural recebe muitos visitantes, e o Museu do Crime é dividido em cinco espaços que despertam a curiosidade do público pelo acervo de crimes reais que marcaram o Amazonas e, até mesmo, outros lugares do mundo.

“O Museu do Crime tem cincos espaços divididos em: sala dos crimes, o tribunal do júri popular, sala secreta onde os juízes decidiam a sentença do réu, exposição de crimes e explicações legislativas, além da sala de desembargadores”, conta a turismóloga.

“O Museu do Crime tem a maior parte da estrutura original preservada, além de contar sobre casos de grande repercussão que marcaram o Amazonas, e isso deixa o público curioso com os desfechos e em ver as provas e materiais apreendidos, como armas, máscaras, motosserra, caça-níqueis e outros”, informa.

História e beleza
É que o Palácio da Justiça, hoje transformado em Centro Cultural administrado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, foi durante muito tempo a sede do Poder Judiciário do estado.

A turista curitibana Bruna Gattiboni, 22, destacou que visitar o Palácio da Justiça foi importante para ver como estão preservadas a história e a beleza do espaço, inaugurado em 1900 e tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas em 1980.

“A experiência de ter conhecido esse espaço foi muito bacana, pela explicação e, principalmente, por ver a preservação do espaço e da história, que é sobre a legislação local. O Museu do Crime expõe vários crimes curiosos e que deixam um questionamento, são atrocidades que aconteceram e é curioso acompanhar, além do lugar ser lindo e incrível”, conta Bruna.

Outras informações sobre o Museu do Crime podem ser encontradas nas redes sociais @culturadoam e Portal da Cultura (https://cultura.am.gov.br/).

Você pode gostar