CULTURADOAM

Pesquisar

‘Natal dos Municípios’ estreia em Itacoatiara nesta sexta-feira (3/12)

Nesta sexta-feira (3/12) estreia o “Natal dos Municípios” em Itacoatiara (a 176 quilômetros). O projeto que compõe a campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria” vai desembarcar na cidade, na Praça de Nazaré, com uma proposta de montar o espetáculo “Tonho e Paco” com a participação da população, uma árvore de Natal e um painel temático, confeccionado no formato de um cartão de Natal e com iluminação de LED.

A iniciativa faz parte do programa +Cultura, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), TV Encontro das Águas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).

O secretário Marcos Apolo Muniz destaca que “Natal dos Municípios” conta com as equipes do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, que, a partir de agora, seguem para cidades como Novo Airão, Urucurituba, Tabatinga, Tapauá, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira, Alvarães e São Sebastião do Uatumã.

“Estamos nos municípios com a proposta de gerar emprego e renda para trabalhadores da cadeia produtiva da cultura e da economia criativa. Promovemos oficinas e agregamos os talentos de cada cidade às atividades oferecidas”, explica o titular da pasta. “Desta forma, contribuímos com a retomada da economia após o longo período que os profissionais da área ficaram parados por conta da pandemia e ampliamos as ações do Governo do Amazonas para o interior do Estado”. 

O subsecretário municipal de Cultura de Itacoatiara, Bosco Borges, ressalta a importância do projeto, que proporciona um intercâmbio para os artistas do município.

“Estamos felizes de receber esse presente, essa árvore de 15 metros de altura, um espetáculo com profissionais de qualidade, além de proporcionar essa oportunidade aos nossos artistas”, comenta o gestor. 

Produção – “Tonho e Paco” é uma adaptação feita pelo dramaturgo Thiago Oliveira, coordenador do Liceu Digital. Trata-se de um auto de Natal, com nascimento de cristo narrado pelos dois animais que presenciaram o momento.

“O ‘Natal dos Municípios’ foi pensado para trazer o sentido do Natal a partir da realidade de cada cidade, com os grupos que existem e diluímos para fazer esse grande cortejo ao redor da árvore até acender todas as luzes”, entrega o coordenador artístico, Baldoíno Leite.

Para conferir toda a programação de “O Mundo Encantado do Natal – Onde a Magia é Feita de Alegria”, acesse o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e as redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

Você pode gostar