CULTURADOAM

Pesquisar

‘O Encanto do Natal’: quatro atores se conectam a um personagem

Sucesso de público, espetáculo será exibido pela TV Encontro das Águas no sábado (24/12), às 22h

Eles são amazonenses e mostram talento no palco interpretando um personagem central. Gabriel Freitas, Rhuann Gabriel, Akilles Anderson e Davi Lucas interpretam Samuel, o protagonista do espetáculo “O Encanto do Natal”, em temporada no Teatro Amazonas até a sexta-feira (23/12). Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a atração integra “O Mundo Encantado do Natal”.

Sucesso de público, o espetáculo, com agendamento esgotado, será exibido no sábado (24/12), às 22h, no canal aberto da TV Encontro das Águas e pelo YouTube da secretaria (@culturadoam) e do Sistema Encontro das Águas.

O texto é de Roger Barbosa, com direção artística de Ana Claudia Motta e um elenco 100% amazonense. Os protagonistas se apresentam em duplas, que se revezam nas apresentações para interpretar Samuel, na infância e na vida adulta. De um lado, Rhuann Gabriel, de 11 anos, contracena com Gabriel Freitas, 21. Do outro, Davi Lucas, 13, divide a cena com Akilles Anderson, 21.

Eles foram selecionados para compor o elenco a partir das audições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. “Eu tinha feito (audições) no ano passado e não tinha sido aprovado. Neste ano, estava de férias da faculdade e resolvi participar, encontrei muita gente talentosa, mesmo assim arrisquei. Acabou que passei e fiquei muito feliz, não imaginava mesmo”, disse Gabriel Freitas, que há dois anos é aluno do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, do curso de Teatro Musical.

O ator Akilles Anderson, o Samuel adulto de um dos elencos, é conhecido no meio artístico como “fruto do Liceu”. “Foi onde aprendi o caminho das pedras, o ofício de ser um artista, aprimorei meu canto com a Dhijana Nobre, expressão corporal tudo lá (Liceu), noções práticas de teatro, e essa foi a minha base para a vida, para o palco”, lembra o ator, que há seis anos participa dos espetáculos natalinos do estado.

“Transmitir uma grande mensagem no palco é um grande presente, não somente no Natal, mas na minha vida. Esse é o meu cerne”, declara Akilles.

Mesmo com apresentações no Teatro Amazonas no currículo, Gabriel Freitas conta que participar de um espetáculo de referência no estado, tem um peso a mais. “O musical do Natal é um momento mágico, uma das melhores épocas do ano para mim, então fazer parte deste espetáculo, neste período, é um verdadeiro presente de Natal”, assume o ator.

Elenco infantil
Os atores que vivem o personagem Samuel na infância, Rhuann Gabriel e Davi Lucas, apesar da pouca idade, também acumulam experiências no palco do teatro.

“Já me apresentei em espetáculos teatrais e musicais, participei do elenco do Festival Amazonas de Ópera, figuração em outras edições do espetáculo de Natal, mas como protagonista é a primeira vez”, lembra Rhuann, que tem passagem pelo curso de Teatro do Liceu.

No palco, ele reconhece a importância de levar uma mensagem à plateia: “Muita felicidade, um pouquinho de tristeza, alegria, vários sentimentos muito bons e um pouquinho de pena por ele (Samuel), que é meio largado por aí. Os pais não dão atenção para ele. Muitas pessoas já passaram por isso, a relação não era muito boa, então o espetáculo é para alegrar essas pessoas”, revela Rhuann.

Com uma carreira de reconhecimento nacional, Davi Lucas é aluno do curso de Teatro do Liceu desde 2019, e já participou de vários musicais no Teatro Amazonas, com destaque para o espetáculo “O Menino Maluquinho”, apresentado no Festival Amazonas de Ópera deste ano.

Com experiência de sobra, Davi manda o recado do atual personagem: “É um espetáculo que vai ajudar muito as pessoas que estão desacreditadas do Natal, do que é o espírito natalino. Com certeza este espetáculo é para toda família, que vai retratar todo o sentimento do Natal, inclusive para mim”.

Exibição para todo o Brasil
Ao todo, “O Encanto do Natal” irá cumprir uma agenda de 16 récitas, sendo uma para servidores da secretaria. Além do elenco amazonense, a atração é conduzida pelo talento dos Corpos Artísticos do Estado – Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Corpo de Dança e Balé Folclórico do Amazonas.

No último dia do espetáculo, na sexta-feira (23/12), às 20h, o público do Largo de São Sebastião e das redes sociais do Governo do Amazonas e Secretaria de Cultura poderão conferir “O Encanto do Natal”, em uma exibição especial.

Na televisão aberta, além da exibição na TV Encontro das Águas (Canal 2.1), o espetáculo também chegará às telas de todo o Brasil com a exibição pela TV Brasil (2.1), no dia 24 de dezembro, às 20h. O canal Amazon Sat (Canal 44.1), também vai levar o espetáculo para todo o país, a partir das 20h, no dia 25 de dezembro.

FOTOS: Grego Kellaris/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar