CULTURADOAM

Pesquisar

‘Poesia solta na rua. Porém, fique na rede’ traz música e poesia nas quintas-feiras de abril

O projeto “Poesia solta na rua. Porém, fique na rede” apresenta, nas quintas-feiras do mês de abril (dias 8, 15, 22 e 29), quatro lives trazendo música e poesia amazonense, sempre às 18h. A programação será transmitida pelo Facebook, no endereço https://www.facebook.com/ivan.deoliveiraii.9/ . O projeto é um dos contemplados do Prêmio Feliciano Lana, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, como parte das ações de operacionalização da Lei Aldir Blanc no estado.

A primeira live será nesta quinta-feira (08/04). Os poetas convidados são Sálvia Haddad e Dori Carvalho. Na parte musical estarão os cantores Zeca Torres (Torrinho) e Cileno. Neste primeiro encontro os homenageados são os poetas Alcides Werk e Jorge Tufic.

O projeto – O “Poesia solta na rua. Porém, fique na rede” já foi realizado em três edições anteriores, em 1999, 2001 e 2012, no bairro Morro da Liberdade, zona sul de Manaus. Em 2021, o projeto retorna de forma virtual, em razão da pandemia de Covid-19. O objetivo das lives é levar as experiências de escritores consagrados da literatura amazonense, poetas, músicos, cantores e outros artistas para o mundo virtual, buscando alcançar o maior número de pessoas.

O projeto visa, ainda, incentivar o hábito da leitura, despertando o amor pelos livros e inserindo a comunidade no universo poético. Os princípios que norteiam o “Poesia solta na rua. Porém, fique na rede” estão pautados na teoria interatividade da linguagem. A língua falada tem vida e se transforma constantemente pela própria pressão do uso cotidiano. Ela não pode ser separada do fluxo da comunicação verbal.

A proposta já trouxe, em edições anteriores, poetas amazonenses, como Zemaria Pinto, Dorí Carvalho, Tenório Telles, Celdo Braga, Thiago de Mello, Aldisio Filgueiras; além de artistas como Candinho & Inês, Célio Cruz, Pereira, Zeca Torres, Nícolas Jr. e Cileno.

Programação das próximas lives:

15 de abril – Alessandro Almeida, Candinho & Inês, João Bosco Rocha e Efraim Amazonas. Homenageados: Sérgio Luiz Pereira e Marcileudo Barros.

22 de abril – Nícolas Jr., Celdo Braga, Grace Cordeiro e Cláudio Fonseca. Homenageados: Anísio Mello e Aníbal Beça.

29 de abril – Célio Cruz, Márcia Siqueira, Rita Alencar e Silva e Tenório Telles. Homenageados: Alencar e Silva e Luiz Bacellar.

Você pode gostar