CULTURADOAM

Pesquisar

Programa Mania de Ler visita escolas em Manaus e Iranduba no mês de setembro

Foto: Michael Dantas/SEC

De 9 a 30 de setembro, o Programa Mania de Ler, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), visita escolas em diferentes zonas de Manaus e também em Iranduba, oferecendo o projeto Biblioteca Volante e atividades como narração de histórias, brincadeiras e oficinas de criação literária. 

Durante o mês, em Manaus, serão visitadas escolas municipais e estaduais em bairros como o Nova Esperança, Cidade Nova, Japiim e Centro. A gerente do Programa Mania de Ler, Oiana Couto, explica que o objetivo é ampliar o acesso ao livro e também incentivar a leitura de autores amazônicos. 

“Muitos alunos não têm acesso a bons livros de literatura e acabam ficando restritos aos livros didáticos e pedagógicos. Com o ‘Mania de Ler’, mostramos a literatura como encanto ao propor as atividades de narração de histórias encenadas e também com a criação de fanzines em nossas oficinas. Também trabalhamos com autores regionais como Elson Farias e Ana Peixoto em obras de literatura infantojuvenil, para que eles conheçam o autor amazônico”, afirma. 

A Biblioteca Volante, que faz parte do Mania de Ler, consiste em uma Kombi que comporta uma biblioteca adaptada com cerca de 600 obras de literatura infantojuvenil, entre livros e gibis, e estará disponível nas escolas visitadas pelo programa. O projeto também oferece narração de histórias e leitura mediada para crianças. Desde que foi criada, em 2013, a Biblioteca Volante já atendeu mais de 70 mil pessoas, a maioria crianças e adolescente.

”Com a Biblioteca Volante, a criança pode conhecer um universo extenso de obras. Porém, em algumas escolas que são mais voltadas para o Ensino Médio, trabalhamos mais com as nossas oficinas literárias e criação de fanzines, já que eles não se interessam muito por livros mais infantis”, destaca. “Neste mês de setembro vamos trabalhar as fanzines com os temas sobre a liberdade e o aniversário de Manaus”. 

Em Iranduba, o programa visitará a escola Escola Municipal Érvila Souza De Assis, localizada no bairro Cidade Nova. “O objetivo é visitar cada vez mais os municípios próximos a Manaus e levar as mesmas ações realizadas na capital”, afirma Oiana Couto. 

Visitas – Escolas e comunidades interessadas em receber o Programa Mania de Ler podem solicitar uma visita pelo e-mail literatura@cultura.am.gov.br. De acordo com a gerente do projeto, é preciso informar o endereço e um número para contato. “Após essa solicitação nossa equipe entrará em contato para agendarmos uma visita técnica e apresentarmos o programa à comunidade ou escola”, afirma. 

O programa– O Mania de Ler é um programa do Departamento de Literatura da SEC que tem o objetivo de estimular a leitura, desenvolvendo a dramatização de clássicos de literatura, oficinas e leitura mediada.

Em 2019, o programa já levou atividades para escolas de 25 bairros, em seis zonas de Manaus, além de atender municípios como Autazes, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Parintins. As ações atenderam um público de mais de 20 mil pessoas neste ano.

“O Mania de Ler é um projeto incrível, que tem feito a diferença na vida de muitas crianças de todas as áreas de Manaus e também em algumas localidades do interior. É fascinante levar para toda a população a magia da literatura, com o estímulo de um ambiente lúdico, pensado para despertar a paixão pelas letras”, destacou o secretário Marcos Apolo Muniz.

Confira a programação completa do Mania de Ler:

09 a 13 de setembro

Escola Municipal Pintor Leonardo Vinci – bairro Nova Esperança

Horário: 9h às 11h / 13h às 15h
Atividades: leituras, brincadeiras, contadores de histórias, oficina de fanzine

Escola Estadual Professora Sebastiana Braga – bairro Cidade Nova 2

Horário: 9h às 11h / 13h às 15h

Atividades: leituras e oficina de fanzine

16 e 17 de setembro

Escola Municipal Firmes na Fé – bairro Alvorada 2

Horário: 9h às 11h / 13h às 15h

Atividades: leituras, brincadeiras, contadores de histórias

16 a 20 de setembro

Escola Municipal Érvila Souza De Assis – Iranduba
Horário: 8h30 às 11h / 13h às 15h 

Atividades: leituras, brincadeiras lúdicas, contadores de histórias, oficina de fanzine

19 e 20 de setembro 

Centro Municipal de Educação Infantil Fernando Trigueiro – bairro Japiim 2

Horário: 9h às 11h / 13h às 15h 
Atividades: leituras, brincadeiras, contadores de histórias

23 a 27 de setembro

Escola Estadual Lucinda Felix de Azevedo – bairro Japiim

Horário: 9h às 11h / 13h às 15h 

Atividades: leituras, brincadeiras, contadores de histórias, oficina de fanzine (vespertino) 

Escola Estadual Ondina de Paula Ribeiro – bairro Japiim 

Horário: 9h às 11h / 13h às 15h

Atividades: leituras e oficina de Fanzine  

Escola Municipal Érvila Souza De Assis – Iranduba

Horário: 8h30 às 11h / 13h às 15h  

Atividades desenvolvidas: leituras e oficina de fanzine

29 de setembro 

Biblioteca Pública do Estado (Feira de Troca de Livros) – Rua Barroso, Centro Horário: 08h às 12h

Atividades: história infantil encenada

30 de setembro 

Escola Estadual Princesa Izabel – Centro 

Horário: 9h às 11h / 13h às 16h

Atividades: leituras, brincadeiras e contadores de histórias 

Você pode gostar