CULTURADOAM

Pesquisar

Programação natalina, espetáculos de dança e teatro, lançamento de livro e exibição de filmes na agenda do fim de semana

Os espaços administrados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa oferecerão mais de 20 opções gratuitas para quem quer aproveitar o fim de semana em Manaus. A programação conta com atividades com temática natalina, espetáculos de dança e teatro, lançamento de livro e exibição de filmes. Confira!  

Sexta-feira (13/12)

17h – Dentro da programação “Presente de Natal“, o Largo de São Sebastião e entorno contam com Feira Natalina, com 20 barracas de artesanato e gastronomia, apresentação do Palhaço Espagueti e atividades lúdicas com a Criatê Arte e Produção (rua José Clemente); Coral Musikart, espetáculo de dança “Transpirarte” e show de Elias Moreira (palco Lira); além da Casa do Papai Noel, que está aberta para visitação até as 20h30. Acesso gratuito.

18h – No Parque Jefferson Péres (avenida Lourenço da Silva Braga, 1.507, Centro), será apresentado o espetáculo de dança contemporânea “Z.D.P. – Zona de Desenvolvimento Proximal”. Contemplado no Edital Amazonas Cênico 2019, é um processo de aprendizado através da interação com o meio e reúne um conjunto de movimentos, cada um com sua história, seu sentido e código. Dessa forma, a apresentação se adapta ao ambiente, se tornando um processo contínuo sempre. Acesso gratuito e classificação, livre. 

19h –  Na Galeria do Largo (rua Costa Azevedo, 290, Centro) acontecerá o lançamento de “Encontro de Sonhos”, obra de José Maria Gomes Monteiro, que tenta resgatar a história de jovens e senhores no Amazonas, que sonhavam em ter uma sociedade mais justa. Com a história de cada um, o autor montou um quebra-cabeça a semelhança do poema “Baú Velho”, de Farias de Carvalho, que é citado no livro. Entrada gratuita e classificação livre. 

19h –  No Centro Estadual de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Matos, s/nº, Aparecida), o ator Michel Guerrero apresentará “Fatos e Fotos com Lady Parker”, espetáculo contemplado no Edital Amazonas Cênico, no qual a personagem  Lady Parker – uma loira pop baré, perua, cantora, rica, mas de origem pobre e humilde –, após cinco casamentos (todos com maridos europeus que já partiram dessa para melhor), está solteira e procura um sexto marido, desta vez em Manaus, em plena turnê de “Fatos e Fotos”. Acesso gratuito e classificação livre.

19h –  No Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro, antigo Ideal Clube),  haverá a performance “Casa de Sananga, Contos e Chá”, também contemplada no Edital Amazonas Cênico 2019, na qual são propostas trocas de experiências visuais, sonoras, olfativas e degustativas, envolvendo elementos da Amazônia, bem como banhos e lava-pés com ervas aromáticas da região, trocas de saberes populares acerca de medicinas da floresta, degustação de plantas alimentícias não convencionais (pancs), degustação de chás e compartilhamento de sensações e de histórias do imaginário caboclo amazônico. Acesso gratuito e classificação livre.

19h –  No Centro Cultural Usina Chaminé (avenida Manaus Moderna, s/nº, Centro), será apresentado “Jamais Fomos Modernos”, espetáculo contemplado no Edital Amazonas Cênico 2019 que reúne improvisação teatral, dança contemporânea e danças urbanas. Classificação livre e acesso gratuito. 

19h –  No Cineteatro Guarany  (Vila Ninita, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro) terá apresentação de “Asperger”, espetáculo de dança contemporânea contemplado no Edital Amazonas Cênico 2019 e que mostra o conflito interno que os indivíduos com grau elevado de Autismo vivem em seu cotidiano, tais como isolamento social, falta de percepção e atenção, uso inadequado de objetos e as crises, que passam pelo processamento desordenado em seu cérebro. Acesso gratuito e classificação livre.  

19h30 – Na Igreja de São Sebastião (rua 10 de Julho, s/nº, Centro), acontecerá o encerramento da Série Guaraná XVI, com o Madrigal Ivete Ibiapina e Orquestra de Câmara do Amazonas sob regência do maestro Marcelo de Jesus. No programa, obras de Arcangelo Corelli (Concerto Grosso em sol menor “Feito para a Noite de Natal”) e Wolfgang Amadeus Mozart (Ave Verum Corpus e Medley Natalino). Acesso gratuito. 

Sábado (14/12)

10h – No Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro, Ideal Clube) será realizado um ciclo de palestras da exposição fotográfica “Caminhos do Rio”, com Adriana Lima, Gisele Gomes e Raimundo Cavalcante. A entrada é gratuita e a classificação livre.

15h – A Galeria do Largo recebe a terceira edição da Graff Feira, uma feira independente que reúne produtos de escritores urbanos/grafiteiros e valoriza o cenário de arte alternativa. O acesso é gratuito. 

16h – No Hall do Teatro Amazonas, o Grupo Vocal dos Corpos Artísticos fará um sarau com repertório natalino. Acesso gratuito.

17h – No Largo de São Sebastião e entorno, dentro da programação “Presente de Natal”, vai ter apresentação do Tio Peteka e atividades lúdicas com a Tapa Produções (rua José Clemente); Coral do Icbeu e Ketlen Nascimento (palco Lira); Caravana Coca-Cola (rua Costa Azevedo); além das atividades da Feira de Natal e visitação à Casa do Papai Noel (Casa das Artes). Acesso gratuito.

17h – O Parque Rio Negro (rua Beira Mar, São Raimundo) será palco do “Arte no Parque”, espetáculo contemplado no Edital Amazonas Cênico 2019, com entrada gratuita.  A performance teatral consiste em um ensaio fotográfico, onde uma atriz vestida de noiva troca de véus, sendo um vermelho e outro preto, que simbolizam a violência e o luto. Paralelamente, outras três atrizes vestidas de preto exibem faixas em forma de protesto. O espetáculo busca impactar o público por meio dos dados estatísticos nas faixas apresentadas em cena, que tratam da violência sofrida por mulheres e do alto índice do feminicídio no Brasil.

17h – Também contemplado pelo Amazonas Cênico 2019, o espetáculo “Gargalhadas com o Palhaço Picolé”, no Parque Jefferson Péres, promete divertir o público com mágica, brincadeiras, palhaçadas e ainda fará a plateia refletir sobre a importância do palhaço nos dias atuais, com uma linguagem simples, lúdica e muito engraçada. A entrada é gratuita e a classificação livre.

18h30 – O Cineclube de Arte da Secretaria de Cultura e Economia Criativa realiza a exibição do documentário “Arnaldo Santos – memórias de um cronista esportivo”, de Sérgio Cardoso, na sala de cinema Desembargador Hamilton Mourão, no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro). A entrada é gratuita e a classificação livre.

19h – No Centro Cultural Usina Chaminé acontece o espetáculo “Fina”, com entrada gratuita e classificação livre. Contemplado no edital Amazonas Cênico 2019, “Fina” é a história de uma menina parecida com você. Na verdade, nem tão parecida assim, mas é a história de uma parte de dentro de você, de mim, de cada um de nós. Fina por ela mesma. Legal, querida, fofa, alto-astral, superinteligente, às vezes solitária demais, boa na poesia, e melhor ainda em dançar salsa, antenada, estilosa, e em alguns momentos um pouquinho mais triste do que gostaria de ser, mas sobretudo, e além de tudo, uma menina muito, muito criativa.

19h – O Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, Centro) recebe o espetáculo de dança-teatro “Lady Macbeth”. Inspirado na obra de Shakespeare e em “Café Müller”, de Pina Bausch, aponta o discurso atual das questões sociais da mulher. O evento é gratuito e a classificação é para 12 anos.

19h –  O espetáculo “O Delírio de Zuíla”, contemplado no Amazonas Cênico 2019, será apresentado no Teatro Gebes Medeiros, com entrada gratuita e classificação para 14 anos. A peça apresenta elementos do teatro contemporâneo, recriando a angústia de personagens frente a uma situação de extrema adversidade (feminicídio). A cena associa ao texto dramatúrgico a representação em pantomima, usando poucos elementos em cena, valorizando o movimento e o gestual dos atores.

19h –  No Cineteatro Guarany acontece o espetáculo de dança contemporânea “Tramas”, com entrada gratuita e classificação livre. Contemplado no Amazonas Cênico 2019, o espetáculo se desenvolve em uma pesquisa de corpo e suas múltiplas capacidades de adaptar-se a diversas tarefas propostas pelo cotidiano, traçando um diálogo interpessoal nas construções de histórias e suas fluências para o amadurecimento pessoal. “Tramas” é uma história de luta e transformações.

Domingo (15/12)

17h – Dando continuidade à programação “Presente de Natal”, no Largo de São Sebastião e entorno, haverá apresentação do espetáculo “A alegria de brincar” e atividades lúdicas com a Cia Metamorfose  (rua José Clemente); Coral Adventus, Cia Trilhares e Nícolas Junior (palco Lira); além de Feira Natalina e Visita à Casa do Papai Noel. Acesso gratuito.

18h – O concerto natalino atual do coral infantil da Fundação Glomam será realizado no Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro), com entrada gratuita e classificação livre. O repertório terá as cantigas populares “Se esta rua”, “Terezinha de Jesus”, “O Anel”, “O cravo brigou com a rosa”, “O Caranguejo”, e as cantigas natalinas “Noite Feliz”, “Anoiteceu”, “Jingle Bells” e “Pierpont”.

18h – O Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, Centro) recebe o  espetáculo “Caminhos do Coração”, que será apresentado por crianças integrantes do projeto “Caminhos do Frei”, realizado pelo Instituto Amazônia. A entrada é gratuita e a classificação livre. 

18h – “Ensaio de Despedida”, contemplado no Edital Amazonas Cênico 2019, será apresentado no Teatro Gebes Medeiros, com entrada gratuita e classificação para 16 anos. O espetáculo conta a história de um casal que reúne as várias fases do seu relacionamento, por vezes abusivo. Aqui temos várias lembranças presentificadas em muitas caixas, onde ninguém sabe se eles chegam ou se estão indo embora. Não há um culpado, todos os lados dessa relação são postos no jogo cênico. O espetáculo nos convida a refletir sobre nossas relações.

18h – Também contemplado no Edital Amazonas Cênico 2019, “Ruína” será apresentado no Cineteatro Guarany, com entrada gratuita e classificação livre. Neste espetáculo de dança, o desmatamento da Floresta Amazônica é o tema principal. Na apresentação existe um fio condutor, algo que faz mover, algo que provoca e que consome tudo o que acontece durante todo o espetáculo: salvar o planeta.

19h – Na sala de música Desembargador Paulino de Melo, no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, Centro), será realizado o show de Gabriella Dias, piano e voz, com com ingressos a R$ 10 (inteira) e classificação livre.

Você pode gostar