A mostra é um recorte da produção de dez vídeos de até cinco minutos
O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo inaugura nesta quarta-feira (09/10), a mostra “Largo de Imagens”, com uma coletânea de vídeos em curta-metragem produzidos por diversos artistas visuais e do cenário audiovisual da cidade. Marcado para iniciar às 18h, o evento acontece entre 9 e 12 de outubro, sempre no mesmo horário, na Galeria do Largo, no centro de Manaus.
Sob curadoria de Darlan Guedes, artista e produtor de um dos vídeos da mostra, a coletiva “Largo de Imagens” apresenta uma seleção de dez vídeos autorais com duração de até cinco minutos, produzidas pelos artistas visuais: Darlan Guedes, Ricardo Libertino, Michael Dantas, Adriana Ramalho, Miguel Clark, Gisele Riker, Danielle Nazareno, Thiago Cesar, André Cavalcante, Suelen Siqueira e Capitão Rosa.
A coletânea de vídeos-curtas exibirá as obras: “Para Manaus 350 lampejo de saudade (carta poética)”; “Pássaros e Cidades”; “Secura”; “Adornar”; “Chibari é a linguagem, não a mensagem”; “Fumaça”; “Energia Nuclear”, e “Território – ATL 2016-2024”.
Coletânea de narrativas
A construção dos roteiros dessas produções foi elaborada para oferecer uma variedade de abordagens e linguagens, nas quais os autores exploram tanto perspectivas objetivas quanto subjetivas em suas interpretações e pensamentos contemporâneos.
Cristóvão Coutinho, curador e gestor do Espaço Cultural Galeria do Largo, destaca que a mostra é um recorte da produção de vídeos de até cinco minutos, com o objetivo de apresentar as mais diversas temáticas das artes e do audiovisual.
“A coletânea de vídeos traz narrativas que vão desde o poético até questões da vida contemporânea, refletindo sobre as relações com o ambiente amazônico e as transformações globais”, enfatiza o curador.
De acordo com Coutinho, a mostra “Largo de Imagens” será exibida futuramente em uma sala da galeria por um mês e, ao longo de 2025, a mostra de vídeos será integrada às atividades regulares da Galeria do Largo.
O Projeto Largo de Imagens integra a mostra “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”, que é composto por uma Mostra de Artes e vários seminários, realizados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).
Amazonas Artes Visuais 2024
A mostra “Diversas Naturezas” é um evento contínuo, que tem como principal objetivo a troca de saberes e afetividades no campo amplo das artes, comprometendo o fazer diverso do conhecimento artístico.
Como parte da programação da mostra, ainda nesta quarta-feira (09/10), a Galeria do Largo recebe às 18h30, uma roda de conversa, intitulada “Paisagem em retrospectivas 2024”, pela artista Adriana Ramalho, com curadoria de Virna Lisi.
E na quinta e sexta-feira (10 e 11/10), de 9h às 18h, as atividades são encerradas no Palacete Provincial com as apresentações seminários e de performances do artista Dyakapiró, com a obra “Noméo Barsésé”; e do artista Francisco Rider, com a performance “D’Outramargem”.
As exposições ficam abertas ao público, de quarta a domingo, de 15h às 20h, na Galeria do Largo, no Centro de Manaus.
Mais informações sobre a programação completa da Mostra de Artes podem ser obtidas no Portal da Cultura (cultura.am.gov,br) e nas redes sociais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).
FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: (92) 3131-2450, Amanda Brasil (98553-9027) Omar Gusmão (99127-8080) e Alessandra Mourão (98214-1582). E-mail: imprensa@cultura.am.gov.br
…