CULTURADOAM

Pesquisar

SEC e Governo do Japão apresentam novos equipamentos de acessibilidade

Fotos: Michael Dantas/SEC

As ações de inclusão desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) ganharão reforço com a entrega de materiais e benfeitorias recebidos do Governo do Japão, por meio do Consulado do Japão em Manaus, com o “Projeto de Aquisição de Equipamentos Para Promover a Acessibilidade de Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva no Estado do Amazonas”. O material foi apresentado nesta segunda-feira (16/09), no Teatro Amazonas.

De acordo com o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, com os novos equipamentos, devem dobrar os trabalhos de acessibilidade da Secretaria.

“Temos muito mais possibilidades agora. Até então nós conseguíamos atender a esse público específico em alguns eventos, quando a gente fazia a terceirização do equipamento ou adaptávamos de alguma forma para que eles pudessem prestigiar a atividade cultural”, comentou. “Agora temos um equipamento novíssimo, de extrema qualidade, que possibilitará dobrar nossa capacidade de atendimento, com qualidade, a esse público que já nos prestigia com frequência”.

Com o aporte de aproximadamente R$ 270 mil do governo japonês, requeridos pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), o Teatro Amazonas ganha uma cabine de Língua Brasileira de Sinais (Libras) definitiva e equipada com câmera filmadora, mesa de corte, amplificador e televisores, além de novos fones de ouvido utilizados nas audiodescrições de espetáculos.

Também foram apresentados os equipamentos adquiridos para uso da Biblioteca Braille, administrada pela SEC, como computadores, teclados profissionais, violões, impressoras braille, caixas acústicas, microfones e punção e reglete (instrumentos para escrita braille).

A média de atendimento nos eventos promovidos pela SEC e nas atividades da Biblioteca Braille é de 2.800 pessoas com deficiência por ano. A estimativa é de que, com a nova estrutura e equipamentos, esse número seja ampliado para aproximadamente 4.570, um aumento de 63%.

Entre as ações inclusivas que a Secretaria de Estado de Cultura desenvolve estão curso de Libras, gravações e produção de audiolivros, impressão de material em braille, aulas de música, traduções em Libras e audiodescrições.

Você pode gostar