CULTURADOAM

Pesquisar

SEC promoverá programação especial para o Dia Mundial da Fotografia

Eventos serão realizados no Museu da Imagem e Som do Amazonas (Misam)
Foto: Michael Dantas/ SEC

Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) realizará o evento “Click – Dia Mundial da Fotografia”, com extensa programação no Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam), localizado no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro). As atividades acontecerão nos dias 18, 20, 21, 22 e 23 de agosto, com entrada gratuita.

O primeiro dia do evento, domingo (18/08), contará com a abertura da exposição fotográfica “Closes da Natureza Amazônica”; Feirinha Audiovisual, com serviços de trocas e suporte a equipamentos fotográficos; e visita aos demais museus do Palacete. As atividades acontecerão das 9h ao meio-dia.

“O evento tem como objetivo divulgar o segmento fotográfico, buscando fortalecer essa arte entre profissionais e interessados, e ainda consolidar a classe dos fotógrafos no Amazonas”, afirma Lu Pinheiro, coordenadora do Núcleo Audiovisual – Fotografia da SEC.

Sob curadoria da fotógrafa Nara do Nascimento, a mostra “Closes da Natureza Amazônica” reúne trabalhos de 27 profissionais locais: Adriana Lima, Anderson Yamada, Ana Cristina, Bruno Cordeiro, Carlos Kazuo Kodoma, Claudia Higuchi, Cleuton Mendonça, Chris Gouvea, Elias Moraes, Eliton de Freitas Gomes, Fernanda Farias, Jorge Collen, Jorge Santos, Larissa Pedroso, Leylane Rocha, Lizete Viana, Luciene Ferreira, Lúcio Cunha, Mariana Rebouças, Michell Mello, Paulo Mesquita, Pedro Aguiar, Rosivania Moraes, Sabat Flores, Sandra Praia, Selma Maia e Sophia Paixão.

“Os fotógrafos exibem o sonho dourado dos navegantes – os elementos destaques da mãe natureza: a paisagem, os ribeirinhos, as plantas e animais que resistem na Amazônia e nos convidam, através de imagens, a refletir sobre a conservação e biodiversidade da nossa terra”, afirma a curadora.

Palestras – A programação do “Click” continuará com um ciclo de palestras que será realizado entre os dias 20 e 23 de agosto.

Na terça-feira (20/08), às 14h, Calixto Mak Morn falará sobre “A cinematografia de produções estrangeiras feitas no Amazonas”; Dan Leal abordará o “Cinema de Gênero”; e Andrew Lucas sobre “A semiótica no cinema”.

Na quarta-feira (21/08), às 15h, Julian Aude Santacruz abordará o tema “Negócios e Equipamentos”.

Na quinta-feira (22/08), às 14h, Selma Maia falará sobre “Fotógrafas que fizeram história no mundo”; e Max Eduardo sobre “O mercado de foto e vídeo de eventos sociais. As atuais dificuldades e efetivas soluções”.

Finalizando o ciclo, na sexta-feira (23/08), às 14h, Sebastião Areque palestrará sobre “Colorimetria para o Audiovisual”; e às 15h, Anderson Yamada abordará o tema “Mercado de fotografia sensual e seus problemas”.

PROGRAMAÇÃO

Dia 18 (domingo)
9h às 12h – Abertura do evento com exposição fotográfica “Closes da Natureza Amazônica”; Feirinha Audiovisual, com serviços de trocas e suporte a equipamentos fotográficos; e visita aos demais museus do Palacete.

Dia 20 (terça-feira)
14h – Palestras “A cinematografia de produções estrangeiras feitas no Amazonas”, com Calixto Mak Morn; “Cinema de Gênero”, com Dan Leal; e “A semiótica no cinema”, com Andrew Lucas

Dia 21 (quarta-feira)
15h – Palestra “Negócios e Equipamentos”, com Julian Aude Santacruz

Dia 22 (quinta-feira)
14h – Palestra “Fotógrafas que fizeram história no mundo”, com Selma Maia

15h – Palestra “O mercado de foto e vídeo de eventos sociais. As atuais dificuldades e efetivas soluções”, com Max Eduardo

Dia 23 (sexta-feira)
14h – Palestra “Colorimetria para o Audiovisual”, com Sebastião Areque

15h – Palestra “Mercado de fotografia sensual e seus problemas”, com Anderson Yamada

Serviço: “Click – Dia Mundial da Fotografia”
Data/hora: Dia 18, das 9h ao meio-dia; e dias 20, 21, 22 e 23, a partir das 14h
Local: Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam), localizado no Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro
Entrada: Gratuita

Você pode gostar