CULTURADOAM

Pesquisar

Secretaria de Cultura e Economia Criativa recebe a presidência da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil

A visita aconteceu na manhã desta quarta-feira no Palácio Rio Negro, Teatro Amazonas e Centro Cultural Palácio da Justiça

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, representada pelo secretário executivo, Cândido Jeremias, recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), a Câmara Espanhola de Comércio no Brasil. A comitiva realiza visita à capital amazonense com o objetivo de conhecer e incentivar as possibilidades de investimento na conservação e desenvolvimento da região.

“Hoje essa visita técnica tem a expectativa de trazer um grande evento, um grande seminário para se discutir em novembro sobre a preservação e desenvolvimento da nossa região com convidados de empresas do mundo inteiro ligados a essas pautas”, informou Cândido Jeremias.

O presidente da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil, Marcos Madureira esteve nos espaços culturais de importância histórica para o Amazonas e acredita na potência desta articulação.

“Nós organizamos há dois anos um seminário sobre Amazônia, tendo em vista a projeção negativa que a Amazônia passou a ter por conta das queimadas. Então, nós realizamos um seminário para discutir os vários temas que envolvem a questão da Amazônia”, explica Madureira.

Segundo ele, as discussões se deram, basicamente, em duas grandes linhas: a questão da preservação, que é necessária, e o outro lado, que é o desenvolvimento da Amazônia. “Você não pode falar de um tema sem pensar no outro. Então, realizamos o primeiro em Belém do Pará e a decisão unânime em seguida foi de trazer para Manaus. Levamos essa ideia ao governador e ele foi um entusiasta dessa discussão”, pontuou.

Para o diretor da Câmara, Alejandro Gomes, que é espanhol e visita Manaus pela primeira vez, o que mais lhe chamou atenção foi a receptividade do amazonense. “Estou no Brasil há 20 anos, é a minha primeira vez em Manaus e no Amazonas. Desde que cheguei, o que mais me impressiona aqui são as pessoas, a receptividade, a amabilidade, a vontade de ajudar. Destaco isso: as pessoas daqui”, afirmou.

O dirigente espanhol destaca que o Norte do Brasil para os espanhóis ainda é muito desconhecido. “Muitas empresas vão para o sudeste onde tem um pólo econômico mais forte. Alguns vão para Fortaleza, Natal e Recife. Acredito que esse apoio e essa visibilidade que a gente quer dar para Amazônia é colocar no mapa essa região que é tão rica e ao mesmo tempo tão desconhecida”, destaca Gomes.

Após a reunião com o secretário, a comitiva visitou o Teatro Amazonas e o Centro Cultural Palácio da Justiça.

Fotos: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Você pode gostar