CULTURADOAM

Pesquisar

Teatro da Instalação recebe ‘Simpósio Musical’ com alunos cegos da Biblioteca Braille do Amazonas, nesta quarta-feira (05/04)

O evento celebra os 15 anos da Biblioteca e ressalta a importância do sistema de Braille para a acessibilidade

“A Secretaria de Cultura democratiza a arte em eventos como esse, que trazem reconhecimento aos alunos cegos e proporcionam socialização”, diz Gilson Mauro, gerente da Biblioteca Braille. O espetáculo “Simpósio Musical” comemora 15 anos de existência da Biblioteca Braille do Amazonas e conta com apresentação instrumental dos alunos da instituição, nesta quarta-feira (05/01), às 9h, no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, Centro. A entrada é gratuita, mas incentiva doações de leite em pó, que serão destinadas ao abrigo Moacyr Alves.

O evento realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, também faz alusão ao Dia Nacional do Sistema Braille, celebrado no dia 8 de abril, e ao mês de conscientização e prevenção, combate e reabilitação às diversas cegueiras.

O secretário de cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca que acessibilidade e inclusão são um dos pilares da gestão para os eventos e espaços histórico-culturais.

“Temos o compromisso de valorizar a arte produzida por Pessoas com Deficiência, pois são essenciais para compor uma cultura bonita e democrática. Valorizamos a acessibilidade, seja no Teatro Amazonas, no Teatro da Instalação ou em qualquer outro espaço, sempre temos profissionais empenhados em transmitir os espetáculos, a música, dança, da forma mais acessível e igualitária possível”, comenta Marcos Apolo.

De acordo com Gilson Mauro, gerente da Biblioteca Braille, os incentivos do Governo tornam a cultura inclusiva.

“Os investimentos conseguem incluir as pessoas com deficiência, pois há locais adequados, instrumentos musicais e profissionais para ensinar. Muitos músicos cegos foram formados no Liceu Cláudio Santoro e a Secretaria de Cultura ainda abre esses espaços culturais para realizar eventos como esse, que traz representatividade e socialização para todos”, informa Gilson Mauro.

15 anos da Biblioteca Braille do Amazonas

Além de eventos com políticas afirmativas para as pessoas deficientes, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa administra a Biblioteca Braille do Amazonas, instalada no Bloco C do Centro de Convenções, Sambódromo. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h e conta com um acervo de mais 50 mil itens, sendo 190 filmes com audiodescrição, 5.726 audiolivros, 1.089 livros em braille e 46 mil volumes de acervo digitalizado. Além disso, a Biblioteca disponibiliza equipamentos de leitura e escrita para os usuários.

A Biblioteca completa 15 anos, nesta terça-feira (04/04), com uma história de inclusão e tecnologia, que atende diversos alunos cegos e proporciona atividades extracurriculares como música e aulas de instrumentos.

De acordo com o gerente da Biblioteca, Gilson Mauro, a biblioteca atende mais de 150 pessoas mensalmente e tem objetivo de incluir e facilitar o ensino de pessoas deficientes.

“Temos um acervo repleto de obras, que facilitam o ensino de pessoas cegas. A Biblioteca não é o único lugar a fazer transcrição de livros em braille, mas aqui nós trabalhamos com todo tipo de literatura, não somente livros didáticos, transcrevemos documentos, cardápios e as aulas de instrumentos para os alunos acontecem aqui na biblioteca, com auxílio dos professores do Liceu Claudio Santoro”, afirma o gerente.

FOTOS: Arquivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar