CULTURADOAM

Pesquisar

Tendência: Desfile de moda indígena destaca arte originária no Centro Cultural dos Povos da Amazônia

O desfile apresentou roupas e grafismos tradicionais de oito etnias

No mês dos povos indígenas, com seu ápice no dia 19 de abril, dia do indígena, a Fundação Estadual do Índio (FEI), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, realizou neste sábado (15/04), um desfile de moda e grafismos indígenas, com o objetivo de expor a tendência da moda originária raiz ao público, em evento no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, localizado na avenida Silves, Crespo, zona sul de Manaus.

Com a produção de Shirley Baré, as peças de roupas foram fabricadas pelo Ateliê Derequine e Yra Tikuna Moda Raiz. Foram cinco modelos das etnias Sateré-Mawé, Tariana, Dessana, Tukano e Witoto.

Além do trabalho de moda em roupas, existe também o trabalho de grafismos, que tem significados particulares para cada etnia indígena. A coordenadora do Ateliê Derequine, Vanda Witoto, compreende o valor em expor a história de vários povos originários, por meio das vestimentas e do trabalho visual, para o público em geral.

“O trabalho que nós, mulheres, estamos fazendo com a moda indígena, através das nossas peças, é trazer a nossa memória, a nossa identidade, a forma que a gente encontrou de comunicar a nossa própria existência”, ressalta Vanda.

A coordenadora acrescenta que Ateliê Derequine traz nos grafismos a representação da cultura e elementos sagrados dos territórios indígenas, que os conecta com as suas memórias ancestrais e os traz pertencimento.

Reiterando a sua participação em contribuir com as comunidades indígenas, o técnico da FEI, Ricardo Peiguete, destaca o desfile como uma oportunidade para incentivar a produção cultural e artística do trabalho realizado pelos povos tradicionais.

“O desfile visa ser uma das atividades alusivas ao dia dos povos originários, com intuito de estimular o reconhecimento e a valorização da cultura indígena, fortalecendo sua identidade cultural e promovendo a sua sustentabilidade econômica”, afirmou.

O diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, afirma que a moda é um espaço relevante para posicionar o trabalho artesanal de vestuário e grafismos indígenas.

“A Fundação quer valorizar as nossas parentes, que realizam um trabalho muito bonito com as nossas culturas e tradições através das vestimentas indígenas. Queremos que isso vire um forte produto no mercado de moda, porque ele é único”, comentou.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, promover o evento no centro cultural do estado é criar possibilidades de acesso à cultura e à arte indígena. “O centro cultural Povos da Amazônia é uma referência no estado, traz muito das nossas raízes. E quando abrimos o espaço para manifestações artísticas dos povos originários, reforçamos a sua importância no contexto histórico e social”, disse o secretário.

Feira de Artesanato

Paralelo ao desfile neste sábado, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia também recebe a feira de artesanato indígena, promovida pela Fundação Estadual do Índio. Entre os dias 11 e 19 de abril, 15 artesãos expõem e vendem suas obras como parte da programação especial do mês indígena, das 9h às 15h, de segunda-feira a sábado.

FOTOS: Matheus Mota/FEI

Você pode gostar