CULTURADOAM

Pesquisar

Último final de semana do Festival de Férias, com espetáculo gratuito no Teatro Amazonas, neste domingo (28/01)

Durante a programação a criançada conheceu diversos espaços culturais do estado

Brincadeiras lúdicas, visitas guiadas, teatro, músicas e a alegria do público infantil marcaram o Festival de Férias 2023, que se estendeu por 18 dias com atrações gratuitas nos espaços culturais. Na sexta-feira e sábado (27 e 28/01), as atividades aconteceram no Palacete Provincial, praça Heliodoro Balbi, Centro.

A atração que encerra a temporada é o espetáculo “Bertoldo, o Tubarão que Queria Ser Gente”, no Teatro Amazonas, neste domingo (29/01), às 11h. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Festival de Férias aconteceu em 11 espaços culturais do estado com atividades para crianças de 3 a 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

De acordo com o secretário de cultura, Marcos Apolo Muniz, a temporada de férias vai além de proporcionar entretenimento ao público infantil. “Abrir espaços culturais para as famílias é uma maneira de difundir a nossa história. Quando conseguimos agregar, em um único ambiente, diversão e cultura, certamente, é um fator muito positivo que o evento proporciona”, garante Apolo.

Aline Brito, 7 anos, aproveitou o recesso escolar no Festival de Férias e aprovou a experiência, resumindo em uma única frase: “Gostei de tudo”.

Para a mãe de Aline, Ellen Silva Picanço, o festival é uma oportunidade para aprender sobre a história do Amazonas e se divertir em família.

“É satisfatório para mim, como mãe, trazer minha filha e participar do evento com ela. A Secretaria de Cultura está de parabéns por abrir esse espaço especialmente para as crianças conhecerem um pouco da história do Amazonas”, disse Ellen.

Outra visitante, Luana Duarte, acredita que as exposições, as visitas aos ambientes culturais e as brincadeiras, ajudam no desenvolvimento do filho Ryan Lucca, 6 anos.

“Eu já tinha passado por aqui outras vezes, mas é incrível conhecer o espaço com alguém guiando e explicando as histórias. O meu filho aprende e se desenvolve brincando”, garante Luana.

Teatro Amazonas
A programação de encerramento acontece no Teatro Amazonas, às 11h, com o espetáculo infantil “Bertoldo – O Tubarão que Queria Ser Gente”, da Buia Teatro. A atração tem duração de 45 minutos, a entrada é gratuita e por ordem de chegada.

O espetáculo narra a história de um tubarão que é aconselhado pelo professor “Ninguém” a capturar e aprisionar os peixes em gaiolas no fundo do mar e ensiná-los a nadar pacificamente e felizes para dentro de sua boca. O professor “Alguém” e um peixinho esperto percebem o risco e tentam alertar os peixes para não caírem na armadilha.

FOTOS: Antônio Lima/Secom

Você pode gostar