CULTURADOAM

Pesquisar

Wilson Lima destaca cena cultural de Parintins

Governador inaugurou Mural Vitória da Cultura Popular, no Bumbódromo

FOTOS: Jorge Travassos/Divulgação

As artes visuais tomaram as ruas da Ilha Tupinambarana (a 369 quilômetros de Manaus) a poucos dias do 55º Festival Folclórico de Parintins, que acontece de 24 a 26 de junho. Entre os destaques está o Mural Vitória da Cultura Popular, na fachada do Centro Cultural Bumbódromo e inaugurado pelo governador Wilson Lima na quarta-feira (15/06), durante as ações do Governo Presente no município.

A obra inédita, assinada pela dupla de artistas Curumiz, composta por Kemerson Freitas e Alziney Pereira, tem mais de 30 metros de arte e faz parte do “Circuito +Cultura”. Uma galeria de arte a céu aberto, de mais de 2 mil metros quadrados, também compõe a programação.

Segundo Wilson Lima, o Festival Folclórico de Parintins é uma oportunidade para criar políticas públicas de incentivo à cultura e ao turismo.

“O evento é uma oportunidade para desenvolver algumas políticas, como reciclagem, a conscientização da preservação do ambiente urbano, a montagem de roteiros turísticos. Parintins tem um potencial muito grande a ser trabalhado. A gente aproveita o festival, junto com a estrutura de Governo, para ampliar o leque de opções para quem está aqui, explorar esse potencial, criar condições para que não aconteça só no festival, mas sim o ano todo no município de Parintins”, afirma o governador.

O governador visitou ainda os galpões dos bois Caprichoso e Garantido e destacou o trabalho dos artistas, a estrutura das alegorias e a geração de emprego e renda que as agremiações proporcionam ao estado.

Bumbódromo

Para o festival, o complexo onde acontece as apresentações de Caprichoso e Garantido passou por reformas na estrutura, conforme o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

“É uma reforma grande que vem sendo realizada, não só de pintura, como de limpeza. Foi feito um processo que consiste no aperto de todos os parafusos da arquibancada. Fizemos um reforço da laje do 6º andar, que irá receber o Camarote Tapiri, uma estrutura temporária, de eventos. E também todos os profissionais envolvidos, uma mão de obra importante para gerar trabalho e renda para população de Parintins”, destaca o secretário.

Sala de Cultura

Para a comunidade Vila Amazônia, o governador Wilson Lima entregou o projeto Sala de Cultura para a Escola Municipal Cívico Militar Tsukasa Uyetsuka. A iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, beneficia a população com instrumentos musicais e material didático para cursos, através do Liceu Digital.

Para o professor de teclado do Liceu de Parintins, Alceo Anselmo, o projeto levado à comunidade oferece uma opção de ensino mais acessível.

“Muitas crianças e jovens têm que migrar para Parintins e assistir às aulas no Liceu. É uma logística bem difícil. Com o projeto na Vila Amazonas, ajudará a comunidade e a cultura em si”, comenta.

A estudante Jamile Miranda, 10, moradora da vila, aprovou a proposta. “Com certeza irei me matricular no curso de teclado na Sala de Cultura, porque eu amo muito. É meu sonho”, declara.

Circuito

Neste ano, o público vai ser contemplado com uma programação alternativa durante o dia. É o “Circuito +Cultura”, composto pelo roteiro das artes, com intervenções em diferentes pontos da cidade. O circuito inclui visitação mediada ao Bumbódromo, das 9h ao meio-dia, e o Trio Panavueiro, com shows das 15h às 17h.

Também faz parte das intervenções a Estação +Cultura, espaço cultural instalado no Estádio Tupy Cantanhede, que vai funcionar das 9h às 17h, com apresentações, exposições coletivas de artes, espaços instagramáveis, feira de economia criativa e galerias de Caprichoso e Garantido.

Você pode gostar