CULTURADOAM

Pesquisar

Documentário sobre produção de quadrinhos durante a pandemia estreia neste sábado (30/1)

O documentário “Nanquim com Açaí”, que estreia on-line neste sábado (30/1), às 19h, vai mostrar como a pandemia do novo coronavírus afetou a produção de quadrinhos no Estado do Amazonas.  A produção é de Sâmela Hidalgo e Evaldo Vasconcelos, por meio de uma parceria entre os coletivos “Ajuri” e “Norte Em Quadrinhos”. 

O filme faz parte da “Semana do Quadrinho Nacional de Manaus”, projeto que foi contemplado por meio do Programa Cultura Criativa 2020/Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Amazonas, com o apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e do Fundo Nacional da Cultura.

No mês de janeiro estava previsto a realização do evento “Semana do Quadrinho Nacional de Manaus”, porém, devido ao aumento de casos de Covid-19, a 3° edição foi adiada. Para não deixar de celebrar o Dia do Quadrinho Nacional, celebrado neste sábado, o documentário será lançado no Youtube do evento (http://bit.ly/semanadoquadrinho).

O documentário contém uma série de entrevistas com quadrinistas do Amazonas, que contam como driblaram a crise para continuar produzindo suas obras.

Entre os entrevistados estão o ilustrador e quadrinista parintinense Levi Gama; Emerson Medina, que é jornalista e produtor audiovisual; Ademar Vieira, também jornalista e roteirista; Luiz Andrade, escritor, produtor e cartunista; Rayanne Cardoso, ilustradora e criadora do coletivo “MáTinta”; Daniela Soares, artista visual e ilustradora; e Rafaela Pimentel, roteirista, dançarina e acadêmica de artes visuais.

Além de narrar os efeitos da pandemia no mercado, “Nanquim com Açaí” também traz obras lançadas pelos cartunistas amazonenses e as expectativas deles para 2021.

Você pode saber mais sobre o evento no Instagram (@semanadoquadrinho.mao) e Facebook (https://www.facebook.com/semanadoquadrinho.mao).

Serviço: estreia do documentário “Nanquim com Açaí”
Data/Hora: sábado (30/1), às 19h
Onde: Youtube (http://bit.ly/semanadoquadrinho)

Você pode gostar