CULTURADOAM

Pesquisar

Reunião setorial da Lei Paulo Gustavo (LGP) destaca Hip-Hop e produções urbanas

A reunião aconteceu nesta terça-feira com a presença de produtores, dançarinos e representantes do Hip-Hop no Amazonas

“A Lei Paulo Gustavo especifica o Hip-Hop dentro do edital e isso é uma forma de garantir reconhecimento ao nosso trabalho”, ressalta Mel Angeoles, vice-presidente da Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia (AIHHUM). Uma reunião com a categoria foi realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), nesta terça-feira (25/04), em cumprimento às exigências do Ministério da Cultura (MinC) e como política afirmativa para facilitar a inclusão dos artistas locais.

A assessora jurídica da SEC, Anne Paiva, informa que segmentar as reuniões é uma forma de aproximar a linguagem da lei para cada setor e gerar mais oportunidades de adesão em projetos.

“Os profissionais da cultura Hip-Hop estão segmentados nos editais da Secretaria desde a lei Aldir Blanc e agora em 2023 com a Lei Paulo Gustavo (LPG), estamos garantindo novamente aos profissionais do Hip-Hop uma maior adesão de projetos, tendo em vista que estamos fazendo reuniões segmentadas para essa linguagem cultural, para aproximar e dar maiores oportunidades a esses profissionais”, ressalta Anne.

Edgar Damasco, produtor cultural de dança urbana, conta que a Lei vem depois de momentos de instabilidade e irá facilitar o desenvolvimento de eventos de dança.

“A Lei Paulo Gustavo ajudará muito o Hip-Hop, que sofreu muito durante a pandemia e vai trazer também reconhecimento e a oportunidade de trabalhar com ajuda desse recurso, que irá expandir nossos trabalhos com a produção de eventos de dança urbana”, diz o produtor.

Para Mel Angeoles, vice-presidente da Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia (AIHHUM), o recurso poderá ampliar eventos que já existem em Manaus e trazer maior reconhecimento às artes urbanas.

“A lei vai ajudar muito o Hip-Hop dentro de Manaus. Por ser uma cidade muito urbana e com influência da cultura hip-hop, Manaus tem skate, patins e dança breaking, que é uma modalidade olímpica, por isso acho importantíssimo que a Lei Paulo Gustavo tenha especificado essa cultura dentro da lei, é uma forma de garantir reconhecimento ao nosso trabalho”, afirma Mel. “Com essa lei será possível ampliar o alcance e dar maior visibilidade a produções urbanas, que já acontecem e podem ser vistas em muitos bairros, com graffiti, batalhas, danças e outras expressões”.

Próxima reunião setorial

A próxima reunião setorial acontecerá na quarta-feira (26/04), das 14h às 17h, com artistas de representatividade LGBTQIAPN+. A reunião será no Cineteatro Guarany, localizado na avenida Sete de Setembro, Centro.
Fotos: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Você pode gostar